FAO recebe US$17 mi para ajudar no armazenamento de grãos na Ucrânia

Publicado em 05/07/2022 09:51

Logotipo Reuters

Por Maytaal Angel

LONDRES (Reuters) – A agência de alimentos da Organização das Nações Unidas disse que recebeu 17 milhões de dólares do Japão para auxiliar nos problemas de armazenamento de grãos na Ucrânia e aumentar as exportações do país, já que os preços globais permanecem perto de níveis recordes em meio à guerra no país.

Os recursos ajudariam a Ucrânia, o quarto maior exportador de grãos do mundo, a armazenar os produtos da atual safra, que vai de julho a agosto, em embalagens plásticas e recipientes de armazenamento modulares, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Os portos ucranianos do Mar Negro pararam de operar desde a invasão russa em 24 de fevereiro, interrompendo as exportações marítimas do país e deixando seus silos cheios de grãos. Os preços dos alimentos dispararam em resposta, provocando uma crise alimentar global e protestos nos países em desenvolvimento.

“Os agricultores da Ucrânia estão alimentando a si mesmos e a milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Rein Paulsen, diretor do escritório de emergências e resiliência da FAO.

“Garantir que eles possam continuar a produzir, armazenar com segurança e acessar mercados alternativos é vital para fortalecer a segurança alimentar na Ucrânia e garantir que outros países dependentes de importação tenham suprimento suficiente de grãos a um custo gerenciável”, acrescentou.

A FAO disse que a Ucrânia ainda tinha 18 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas do ano passado paradas em armazenamento, e o país esperava colher outros 60 milhões de toneladas na temporada atual.

No entanto, cerca de 30% dos seus silos estavam cheios com a colheita da época passada, disse a FAO.

A Ucrânia, que embarcou 44,7 milhões de toneladas de grãos em 2020/21, está tentando exportar sua safra por via rodoviária, fluvial e ferroviária, mas as dificuldades logísticas limitam os volumes a um máximo de cerca de 2 milhões de toneladas por mês.

A FAO disse que também usaria seus novos fundos para ajudar a Ucrânia a operacionalizar essas rotas alternativas de exportação de grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário