Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha tem presença de representantes do Oeste Baiano

Publicado em 07/07/2022 11:18

O 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, realizados em Foz do Iguaçu (PR), conta com a participação de produtores rurais do Oeste Baiano e representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A programação, que teve início na terça-feira (05), segue até a próxima sexta (08). 

Partindo da temática ‘Sistema de Plantio Direto: Preservando o solo, a vida e as futuras gerações’, agricultores, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas do Brasil e de diversos países, como Paraguai, Argentina, Peru, Chile, México, Estados Unidos e Portugal, participam do evento. 

A  comitiva oestina, que prestigia a programação no intuito de aprofundar conhecimentos e aperfeiçoar as práticas conservacionistas no Cerrado Baiano, é representada pelo gerente da fazenda Condomínio Santa Carmem, Rodrigo Missio, os produtores rurais, Odir Pradella, Felipe e Daniela Dowich, Carminha Missio, que também é  vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), o produtor conselheiro da Aiba e vice-presidente da Federação Brasileira do Plantio Direto (FEBRAPDP), Luiz Pradella e a analista ambiental da associação agrícola, Glaucia Araújo.

Durante o evento, foi lançado o livro ‘O Brasil possível’, biografia de Herbert Bartz, um dos precursores do plantio direto no Brasil. A obra recebeu o apoio da Aiba e Abapa e agradecimento público dos organizadores às entidades agrícolas. “Participar deste evento renova o compromisso em replicar e disseminar esse conjunto de práticas conservacionistas tão relevantes para a sustentabilidade ambiental, social e econômica na atividade agrícola”, destacou a analista ambiental, Glaucia Araújo.

Com participação na grade de palestras, Luiz Pradella fará apresentação sobre o tema ‘A Modernização da Agricultura e a Conservação Ambiental’ compartilhando as experiências exitosas, desenvolvidas através das ações dos produtores rurais associados a Aiba e parcerias público privadas.

“Um evento muito importante, com presença de pesquisadores, produtores e instituições envolvidas no Sistema de Plantio Direto. Esse encontro marca a comemoração dos 50 anos de plantio direto no Brasil, com homenagens aos fundadores, muitos não estão mais presentes, e a seus familiares. E nós, como Aiba, e Federação Brasileira do Plantio Direto, não poderíamos deixar de prestigiar e também apresentar resultados da modernização da agricultura com sustentabilidade realizadas no Oeste da Bahia, e relatar um pouco sobre essas experiências para o crescimento do sistema”, avaliou o produtor Luiz Pradella.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aiba

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário