Produtores rurais europeus mobilizados: Agricultura se levanta contra rígidas mudanças em regras ambientais

Publicado em 08/07/2022 15:13 e atualizado em 08/07/2022 17:48
Manifestações Holanda 4 - ANP
Foto: Kees Van De Veen/ANP/dpa/picture alliance

Logotipo Notícias Agrícolas

Os protestos de produtores rurais estão explodindo pela Europa. Há algumas semanas, manifestações estão sendo registradas e já chegaram notícias da Itália, da França e a mais recente, da Holanda. Na última segunda-feira (4), centenas de agricultores holandeses foram às ruas, levando seus tratores, e bloquearam centros de distribuição de supermercados em diversas cidades.

De acordo com o portal EuroNews.Green e da Reuters Internacional, os produtores se manifestam com os planos do governo que lhes solicita a redução do uso de fertilizantes em suas propriedades, bem como de seus rebanhos. As justiças da Holanda e da Europa já ordernaram que o país resolva a situação, uma vez que é considerado o maior emissor de substâncias como amônia e óxido de nitrogênio. 

Manifestações Holanda
Foto: Getty Images​

Na análise do governo, as emissões de tais substâncias pela criação de gado e mais animais, como porcos, precisam ser drasticamente reduzidas, enquanto os pecuaristas afirmam que estão sendo injustamente punidos e cobrados, e criticam a abordagem do governo em torno da pauta.

O assunto chamou a atenção ainda dos pescadores locais, que se uniram às manifestações dos agricultores e em algumas cidades bloquearam acessos à portos e o fluxo de balsas por horas. Os pescadores de camarão já afirmam que poderão ser afetados por essas mudanças nas leis de emissão e já sabem que no ano que vem terão que ajustar suas permissões para a pesca, o que poderia tirá-los da atividade caso não consigam se adequar completamente.

Manifestações Holanda 3
Foto: Getty Images​​​​

Como explica o José Luiz Tejon, membro da ABMRA &A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) e professor na Agribusiness Center Fecap, da Audencia, o protesto dos agricultores "contra os exageros de colocar sobre suas costas toda a responsabilidade pelo ideal desejado do meio ambiente, como é o caso agora do que está acontecendo países nórdicos" mostra que a pauta meio ambiente é uma pauta de toda a cadeia produtiva e precisa ser tratada desta maneira. 

"Desde o início de tudo, da ciência, das minas de fertilizantes, de onde se origina a pré agricultura, os insumos, passando pela agricultura e indo a diante, chegando ao transporte, agroindústria, processamento, supermercados, o consumidor final. A responsabilidade é de toda a cadeia produtiva. Quando isso é colocada de uma forma exagerada nas costas de agricultores é como se pedissemos que todos virassem 'Super-Homens' ou 'Mulher Maravilha' em pouco tempo. Muitos não vêm como obter sucesso na atividade com uma responsabilidade de curto prazo de redução de aspectos positivos ao meio ambiente, mas que não é exclusividade dos produtores", analisa. 

>> Clique AQUI e assista ao vídeo das manifestações na Holanda

Alguns vídeos que foram divulgados no Twitter mostram que policiais poderiam ter atirado contra alguns produtores que estavam em seus tratores durante os protestos desta segunda. Mais tarde, a polícia local confirmou os disparos e afirmou também que ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com a imprensa europeia, os manifestos continuaram mesmo depois dos disparos "de advertência" feitos - e confirmados - pela polícia local, além da prisão de diversos manifestantes. 

Manifestações Holanda 2
Foto: Getty Images

O portal do Reino Unido Express trouxe ainda, em uma de suas matérias sobre a manifestação, uma declaração do governo holandês dizendo: "A mensagem honesta é que nem todos os agricultores vão continuar no negócio. Aqueles que o fizerem terão que produzir de maneira diferente". 

A Holanda é a segunda maior exportadora mundial de alimentos e conta com uma classe produtora bastante ativa. Em uma entrevista divulgada no Twitter, um produtor holandês afirma que tais medidas "são parte de um plano maior", e que os sinais de que este poderia não ser um bom caminho começaram a ser dados já há três anos. "Eles precisam da nossa terra, não do nosso nitrogênio. 85% das nossas terras estão com os produtores rurais e eles precisam dessas terras", disse.

Tejon defende também que o debate - e portanto as cobranças - sejam feitas de forma mais abrangente, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva, de distribuição e abastecimento, já que a responsabilidade não é exclusiva dos agricultores. 

"Quando olhamos para a cadeia produtiva para fazermos análises de ciclo de vida, de produto, de sustentabilidade do berço ao berço, estudo que vi no Brasil revelaram que a agropecuária, dentro da porteira, responde por cerca de 20%, 25% dos impactos ambientais. De 70% a 85% dos impactos não estão nos agricultores estão ao longo de todo o complexo, da cadeia de valor que é muito grande. Portanto, essas situações que são postas sobre a responsabilidade de um elo da cadeia produtiva - que, diga-se de passagem, é o elo menos protegido, o mais suscetível a um monte de incertezas - isso gera revoltas e procedimentos como estes mais recentes na Holanda", complementa o especialista. 

E reafirma ainda a necessidade da consciência sendo constantemente, sem que a responsabilidade seja exclusivamente cobrada de uma classe apenas. "Bom senso, agroconsciência. É este o meu pensamento", diz. 

ITÁLIA E POLÔNIA SE UNEM AOS PROTESTOS

Nesta sexta-feira (8), produtores rurais da Itália e da Polônia também deram início a manifestações em apoio ao movimento que acontece na Holanda desde o final de semana passado, segundo informações apuradas pelo portal EuroWeekly News. "Os protestos registrados nestes países começaram depois que as paralisações na Holanda levaram inúmeros supermercados a ficarem desabastecidos", relata o site europeu. 

Em uma postagem no Twitter, onde os vídeos sobre os protestos de agricultores na europa estão viralizando, é possível ler: "Itália: Os agricultores da cidade de Bauern vieram às ruas e bloquearam as estradas em protesto contra as condições de vida e as novas leis ambientais.


Em uma outra, lê-se: Na Polônia. Um movimento que está se tornando global e produtores de toda a europa estão se juntando a ele. 


Na sequência: Produtores passando pelo centro de Warsaw, na Polônia. Esperamos que seja somente um aquecimento. 


Com informações da Reuters Internacional, EuroNews.Green, Express, Deutsche Welle 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Claudia Benossi Loanda

    O Pais esta se dividindo em duas partes 11 estados que produzem 130 milhoes de toneladas de grão de um lado onde estão os trabalhadores e agricultores e 16 estados do nordeste que produzem 11 milhoes de toneladas de grão na qual e representado pelos ambientalista, jornalista, judiciario, legislativo e executivo.

    20
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Exatamente, quem produz praticamente nada..., Mama em todos os programas de Auxílios dos governos, ( municipal, estadual e federal ) , são os cidadoes que decidem os políticos pra governar o Brasil..., Será que não está na hora de repensar o Brasil ???, Pensam, reflitam, aqui no Sul do País já está havendo alguns movimentos à esse conceito, da maneira que estamos tá difícil de aguentar...

      15
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Para cada pessoa que ganha sem trabalhar, é preciso que haja outra que trabalha sem ganhar---

      13
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      SEO JOÃO !

      "TUDO QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR"

      Essa é a frase, que a mais de dois séculos orienta o "modo de pensar" de indivíduos com ideias socialistas/comunistas.

      Sim, essa frase, segundo os entendidos é de autoria de Karl Max. Desde então, o mundo vive uma dicotomia entre os que produzem riquezas e os que vivem de arrecadar essas riquezas para redistribui-las.

      A questão é a "redistribuição"!!!

      11
  • Isadora Pina Guararapes

    Os inúteis cidadãos criados em apartamentos que não sabem nada de agricultura se dizem defensores da natureza pelo belo discurso acadêmico, ensinados e doutrinados por professores esquerdistas lutam, sem saber, para se transformarem nos mesmos miseráveis e escravizados da Venezuela, Cuba e agora, Argentinos . Coitados, são os novos ricos-pobres tolos.

    6
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Parabéns Isadora

      2
  • Wanderley Sucigan:. São Vicente - SP

    É muito fácil para um deputado ou técnico do meio ambiente fazer e exigir regras

    sobre o que ele não sabe como se faz,cria ou planta. Ele cuida do assunto que estudou e quer que a solução venha de outros.Com certeza quem pagou seus estudos o fez com os rendimentos de produção de algum produto.Nunca sujou a bota na merda,(se é que já usou bota) nunca plantou um pé de nada. Mas quer a solução. E culpa quem trabalha na produção.É sempre a solução mais prática. Mas com certeza vai ao restaurante e pede um belo bife com salada,compra chocolate para seus filhos,gosta do leite com café de manhã,e outros........mas os produtores de hoje não são mais os cordeirinhos de ontem,conhecem o seu valor,e sabem defender suas estruturas seja com palavras ou com ações. Urge que se conscientizem os RESPONSÁVEIS pelo meio ambiente como um todo,para solucionar um problema que é de todos e não só dos produtores. Esta o Brasil ainda em tempo de procurar soluções, vamos a LUA ,usamos o invisível para falar, então temos de cuidar da bosta e urina,,,,,,,também é fácil......antes que não queiram mais comprar nossos produtos porque não gostam do perfume......

    3
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Diminuir a vida boa, recheada de mordomias, maconha, fumo e bebidas os moradores urbanos não querem. Estive em Amsterdam nesses últimos dias, o consumismo é abismal. Aí fica com dor na consciência e querem descontar em cima dos agricultores. Esses jovens que nada produzem estão a ditar regras para quem produz. Tá errado isso.

    9
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      "BOLSISTA DO AGRESTE" ... VOCÊ COMO TRABALHADOR É UM PROXENETA !!!

      7
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. QUINCAS BERRO D'ÁGUA ... VOU UM POUCO ALÉM ... USANDO SEUS "SUFIXOS (MENTE) ...

      ENTÃO, ELE É UM INVETERADO ... MENTE ! ... MENTE ! ... MENTE ! ... MENTE ! ...

      6
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O "'BOLSISTA DO AGRESTE" usando de sua extrema habilidade do ... "Ctrl+C" ...

      Postou: ... " a religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo".

      Complementando a informação para os LEITORES & ELEITORES DO FALA PRODUTOR

      O "PIXULECO" É O OXIGÊNIO DOS PETISTAS !!! ... SEM "PIXULECO" ELES NÃO SOBREVIVEM !!!

      CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS !!!

      6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tá aqui o video que mostra o quanto esse povo que vota no mula é alienado.https://www.youtube.com/watch?v=qeEC05mbvUE

      8
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Malas, com certeza teu neto, a não ser que perceba o avo que tem, será outro cretino niilista. Voce não tem como explicar o por que da Igreja Católica colaborou com o nazismo, e não é raiva é descrição da realidade, voce é um cretino caluniador. Eu conheço a peça feita pelos comunistas russos chamada O Vigário, onde caluniaram covardemente um Papa que protegeu os judeus. Sobre essa frase de um jornalista da globo, mula rouba e Bolso mata, somente a primeira parte é verdadeira. Aliás os maiores assassinos são os grupos narcotraficantes, esses que o Carvajal afirma que o mula faz parte.

      6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E de onde voce tirou que um policial penal que trocou tiros com um guarda municipal é meu colega? Voce está doidão ou o que? E prá mim essa conversa mole que bolsonarista entrar gritando e atirando por ódio politico não cola, logo virá a verdade, aí tem, ninguém sai matando os outros por aí sem motivo.

      8
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Veja por exemplo o Toninho do pt, o Celso Daniel, o Adélio Bispo.

      8
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Já ensinou a teu neto que se entrar para a organização criminosa chamada PT, deve-se matar para ganhar eleições? E que uma vez participando do circulo dos cretinos, jamais em hipótese alguma deve denunciar os crimes cometidos pela organização para não ser morto?

      7
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Engraçado, o "CARO BOLSISTA DO AGRESTE" vem diuturnamente no espaço FALA PRODUTOR, escrever suas opiniões. Opiniões estas, com um forte viés ideológico.

      BOLSISTA, a sua lapidação de caráter está clara. A luz quando tenta transpassar esse "cristal do caráter", deixa claro nos desvios das arestas lapidadas.

      Não é possível você, repudiar só o nazismo e, com razão. Mas, não ter olhos para enxergar o mal que o comunismo provocou em toda a sua história. Veja que não estou citando exemplos, que a ideologia socialista/comunista vem provocando o que há de pior na história da humanidade.

      Esse termo "revolução" é o clímax da estupidez. Pois, prega: destruir tudo que aí está para reconstruir um novo mundo.

      QUE NOVO MUNDO É ESSE ? EM QUAL MUNDO QUE VOCÊ VIVE?

      A REALIDADE O INCOMODA?

      O MUNDO REAL É PALPAVEL ... O MUNDO DE SONHOS ... É SÓ UM SONHO !!!

      E A HISTÓRIA NOS MOSTRA, ONDE SE INSTALOU O COMUNISMO ... O MUNDO SE TORNOU ... UM SONHO DE TERROR !!!

      7
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Rensi, é a escatologia da libertação, todas as injustiças, assassinatos, genocidios, roubos, cometidos em prol da revolução tem em vista um futuro maravilhoso onde todos serão felizes. Aliás eu estou esperando o evangelho de são malas, onde ele nos dará os principios pelos quais nos devemos orientar para atingir o paraiso na terra sob o comando do grande lider e mestre mulá.

      7
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. QUINCAS, penso, ele vai demorar um pouco para "escrever" o evangelho.

      Segundo o desejo dele, a "revolução" vai ocorrer logo. Todos os bens capitalistas serão destruídos, inclusive o teclado que o "BOLSISTA" usa para escrever suas sagradas opiniões. Aí, ele vai ter que construir uma marreta e um cinzel para "escrever" em algum monólito.

      Será esse o mundo dos sonhos dele ???

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO ???

      Na América Latina, estamos assistindo protestos no Equador, Chile, Argentina. Em Cuba e Venezuela, ainda, não vemos nada. Mas, ...

      Até no "Velho Mundo", assistimos protestos dos produtores rurais, contra um dos aríetes da agenda progressista, que é o "meio ambiente". Os socialistas querem que se reduza a emissão do óxido nitroso... Mesmo que para se alcançar esse objetivo, seja preciso ... REDUZIR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS !!!

      AONDE ESTÁ A LÓGICA ???

      QUEM VOCÊS PENSAM QUE SÃO???

      Senhores produtores rurais do Brasil.

      FINQUEM O PÉ NO CHÃO!!!

      NÃO VAI DEMORAR, ESSA ONDA PROGRESSISTA VAI VIR BATER EM NOSSAS TERRAS!!!

      ACHO ATÉ ... QUE O STF ESTÁ "TRABALHANDO" PARA DAR OS SEUS PITACOS !!!

      6
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Esse Calas e um socialista ultrapassado, eu nunca vi alguma referência aos altos salários dos politicos--NICE LOBAO esposa de NELSON LOBAO ministro aliado do PT e mãe do senador ganha por mês R$ 100 mil mais R$ 470 de ajuda---Quanta fome a gente poderia evitar convertendo os ganhos dessa família aliada da Dilma

      4