Exportações agrícolas da Ucrânia somam 2,5 mi t em junho, diz ministro
![]()
KIEV (Reuters) - As exportações agrícolas da Ucrânia atingiram 2,5 milhões de toneladas em junho, ante 1,7 milhão de toneladas no mês anterior, graças ao aumento das exportações por portos fluviais do Danúbio, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, nesta sexta-feira.
A Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de grãos e óleos vegetais, exportava 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes de a Rússia invadir o país, em 24 de fevereiro.
As exportações caíram acentuadamente na primavera do Hemisfério Norte porque o país, que costumava exportar a maior parte de sua produção por meio de portos marítimos, foi forçado a transportar grãos por ferrovia através de sua fronteira ocidental ou através de seus pequenos portos fluviais no Danúbio.
"Desde março conseguimos aumentar o transbordo pelos portos do Danúbio para um milhão de toneladas", disse Kubrakov, acrescentando que abrir outra foz do rio Danúbio para o transporte aumentaria ainda mais os embarques.
As exportações de grãos para a temporada 2021/22, que terminou em 30 de junho, subiram 8,5%, para 48,5 milhões de toneladas, impulsionadas por fortes embarques antes da Rússia invadir a Ucrânia.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha
Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil
Entregas de fertilizantes crescem 9,3%, com 35,86 milhões de toneladas entregues
Mesmo diante de ano desafiador, mercado de máquinas agrícolas mantém resiliência