Diretoria do Parque Tecnológico de São José dos Campos visita o Sistema Famato
O Sistema Famato recebeu (22/07) o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Jeferson Cheriegate, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Jacareí-SP e idealizador do Agropolo Vale, Luiz Fernando Massari. Eles vieram conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas entidades que fazem parte do ecossistema de inovação do agro em Mato Grosso. Representantes do Parque Tecnológico Mato Grosso também participaram do encontro.
Normando Corral, presidente do Sistema Famato, apresentou como é constituído o Sistema Sindical Rural nas esferas federal (CNA), estadual (Federações de Agricultura e Pecuária) e municipal (Sindicatos Rurais). Além disso, pontuou a missão de cada uma das entidades que compõem o sistema responsável em representar os produtores rurais de Mato Grosso: Famato, Imea, AgriHub, Senar-MT e Sindicatos Rurais.
“Esta reunião foi importante para trocarmos informações, experiências e avaliar perspectivas de futuras parcerias para contribuir ainda mais com a inovação do agro em nosso estado”, disse Normando Corral.
O Parque Tecnológico São José dos Campos foi instituído em 2006, sendo o primeiro a ser credenciado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, em 2010. Desde sua criação até 2020, o parque já reuniu investimentos que somam R$ 2,7 bilhões. Mais de 400 empresas e instituições são vinculadas ao parque. O local é considerado peça fundamental para o empreendedorismo inovador em todo o país.
Segundo Massari, no parque são estimuladas cooperação entre empresas e instituições de pesquisa para contribuir com o desenvolvimento e a inovação no país. “Nosso objetivo é construir uma parceria estratégica envolvendo ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo entre nossas regiões. Com esta reunião aqui na Famato literalmente abrimos a porteira para o intercâmbio tecnológico entre o estado de maior produção agropecuária do nosso país, o Mato Grosso, e o maior centro de inovação tecnológica do país, o PqTec de São José dos Campos”, afirmou.
Durante a reunião, o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, demonstrou os dados econômicos e as oportunidades de crescimento da agropecuária mato-grossense. A líder da Rede de Fazendas Alfa do AgriHub, Eloiza Zuconelli, explicou como funciona o AgriHub, o primeiro hub de inovação do agro no estado que começou por meio de um projeto em 2016 e em 2020 se consolidou no mais novo instituto do Sistema Famato.
Na oportunidade o coordenador do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rogério Nunes, e parte da equipe técnica apresentaram as ações promovidas pelo ecossistema de inovação do estado.
0 comentário
Confira o que foi manchete nesta 6a feira no portal Notícias Agrícolas
MP 1.376: quem realmente poderá renegociar as dívidas rurais?
Em curto período, cotações para o mercado do boi melhoram e dão novo ânimo aos pecuaristas
Doce de leite da Cocatrel é eleito o 2º melhor do Brasil durante o Minas Láctea 2026
Pecuária brasileira perde Dr. Fausto Pereira Lima, uma de suas maiores referências
Fiagros crescem 204% e impulsionam nova fase do crédito rural