Notícias Agrícolas Essencial: Evento reúne líderes para comemorar Dia do Agricultor e 25 anos do portal

Publicado em 30/07/2022 23:30 e atualizado em 01/08/2022 14:53
Transmissão ao vivo de mais de seis horas; "Vozes da experiência" teve a presença do Almirante Flávio Rocha, Celso Moretti e Roberto Rodrigues, além da premiação "Melhor História de um Agricultor" e momento dedicado para homenagens

Logotipo Notícias Agrícolas

Em comemoração ao Dia do Agricultor, em 28 de julho, o Notícias Agrícolas realizou na última sexta-feira (29), na região de Campinas (SP), seu primeiro evento presencial e contou com a presença de mais 250 líderes de diversos setores do agro brasileiro. "Notícias Agrícolas Essencial". Assim como a agricultura é essencial para o mundo.

Durante as seis horas de transmissão, os internautas do Notícias Agrícolas puderam ver um debate com relevantes nomes do agronegócio brasileiro para revisitar as últimas décadas da agricultura no país e identificar quais serão os desafios e as oportunidades dos anos que ainda estão por vir, além da premiação "Melhor História de um Agricultor".

O maior portal de notícias do agronegócio na América Latina completa neste ano de 2022 seus 25 anos de existência e o evento também foi marcado pela exibição de um documentário histórico do site e homenagens ao fundador, jornalista João Batista Olivi, aos atuais administradores, Daniel Olivi e Ana Paula Olivi, além de colaboradores e familiares que fazem parte dessas mais de duas décadas de atividade.

Para encerrar a noite, a Orquestra Piracicabana de Viola animou os presentes. O show teve patrocínio da Adama.

A transmissão completa da celebração do Dia do Agricultor, trechos e as entrevistas realizadas durante o evento serão disponibilizadas pelo Notícias Agrícolas.

Vozes da experiência

Na programação do evento, o debate "Vozes da experiência" contou com a presença do Almirante Flávio Rocha, Representante do Conselho Nacional de Fertilizantes (CONFERT), ligado à Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Celso Moretti, Presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura (2003-2006) e Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A mediação foi do jornalista Aleksander Horta.

O atual Ministro da Agricultura do Brasil, Marcos Montes, e sua antecessora (2019-2022), a deputada federal Tereza Cristina, também foram convidados para o bate-papo, mas não puderam participar em função de compromissos assumidos anteriormente. Ambos enviaram vídeo de parabenização ao Dia do Agricultor e ao Notícias Agrícolas.

Autossuficiência em fertilizantes

"O foco do plano não é nós termos autossuficiência. O foco do plano é nós diminuirmos a dependência externa o mais rápido possível. O plano prevê uma estratégia, como todas do governo atual, com foco em 2050. São estratégias de estado. Que vão ultrapassar vários governos pela frente e vão ser revisadas. Mas temos iniciativas dentro do plano de caráter imediato. Dia 12, por exemplo, aqui em São Paulo vamos ter um fórum com o BNDES e o sistema bancário para facilitar o financiamento dos produtores de fertilizantes no Brasil", apontou o almirante.

Além disso, o almirante também falou sobre a possibilidade de o Brasil importar diesel diante dos temores de escassez do combustível.

Transformação da Agricultura brasileira

"Nós tínhamos uma agricultura tecnificada no Brasil, fruto de órgãos de pesquisa importante, como o Instituto Agronômico de Campinas, fundado por Dom Pedro II, que tinha uma visão científica avançada, universidades no Brasil inteirinho, órgãos de pesquisa estaduais, outros privados. Então tinha uma ciência que avançava no Brasil, mas era uma ciência que tinha basicamente sido trazido de países desenvolvidos, que não eram tropicais, eram países temperados. EUA, Europa, países Asiáticos. Então nós tínhamos uma agricultura tecnificada, mas não com o toque tropical. Isso foi o que a Embrapa fez", disse Rodrigues.

Futuro das pesquisas na Embrapa

"A Embrapa agora em abril completou 49 anos de idade. Então iniciamos agora o ano 50 da Embrapa, tem uma série de ações programadas que vocês acompanhando o nosso portal vão saber o que estamos programando, mas uma das coisas que nós fizemos no nosso aniversário de 49 anos foi lançar um documento "Visão de Futuro do agro brasileiro". Ele está no nosso portal para acessarem gratuitamente e nós analisamos mais de 300 documentos dos EUA, Europa, Ásia, Austrália e da América do Sul, consultamos academia, setor privado, pesquisadores da Embrapa e nós identificamos algumas megatendências para o futuro do agro brasileiro. Vou me ater a quatro: sustentabilidade, adaptação e mitigação de mudanças climáticas, biorrevolução e agricultura digital", destacou Moretti.

"Melhor História de um Agricultor"

A premiação "Melhor História de um Agricultor", em sua 2ª edição, trouxe mais um vez histórias que inspiram de produtores rurais de todo o país. O grande vencedor deste ano foi Bronildo José Wenzel, de Cerro Largo (RS). A premiação teve patrocínio da Bayer e da Cooxupé.

Além de receber o troféu das mãos de João Batista Olivi, que passa a dar nome à premiação, e dos patrocinadores, Wenzel também levou pra casa um celular Samsung Galaxy S22, uma cafeteira oferecida pela Cooxupé, um curso virtual “Formação de Traders do Agronegócio” oferecido pela agrinvest commodities e um curso virtual “Segurança no Agro” oferecido por Carlos Zumerle e livros da Oficina de Textos.

"Participar [da premiação] já é uma grande coisa e agradeço muito a votação recebida e a mensagem que o pessoal entendeu, que é a da educação, realçada bastante no evento hoje", disse Wenzel ao receber o prêmio.

Os outros quatro finalistas também estavam presentes no evento para o anúncio da votação popular, que estava aberta no site Notícias Agrícolas desde o dia 12 de julho, e também levaram para a casa diversos prêmios. Foram aproximadamente 25 mil votos contabilizados no total.

A premiação é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelos produtores rurais e estreitar essa relação de mais de duas décadas com o site.

Veja os cinco vencedores na 2ª edição da premiação:

1º Lugar - Bronildo Jose Wenzel, Cerro Largo/RS

2º Lugar - Ariadna Rodrigues Alves Faria, Alpinópolis/MG

3º Lugar - Lucas Graebin De Sousa, Juína/MT

4º Lugar - Marcelo Cocco e  Ana Paula Curiacos Urtado, Monte Carmelo/MG

5º Lugar - Guilherme Frederico Lamb, Maracai/SP

A celebração do Dia do Agricultor do Notícias Agrícolas teve o patrocínio ouro da Cooxupé (Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé) e prata da Bayer. Ambos também são patrocinadores da premiação “Melhor História de um Agricultor”. Patrocínio bronze da Adama, Agrinvest Commodities e grupo Fienile. O patrocínio de transmissão será da Lavoro.

Além disso, o apoio institucional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), ABICS (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), BSCA Cafés Especiais do Brasil, Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), CNC (Conselho Nacional do Café), Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão), Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) e Pátria Agronegócios.

Veja algumas fotos da Celebração do Dia do Agricultor e 25 anos do Notícias Agrícolas:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário