Mosaic e CF Industries esperam que oferta global de fertilizantes siga apertada
![]()
Por Ruhi Soni e Tom Polansek
(Reuters) – A CF Industries Holdings e a Mosaic disseram nesta terça-feira que esperam que a oferta restrita de fertilizantes persista, já que a guerra na Ucrânia, considerada o “celeiro do Mar Negro”, interrompeu o fornecimento de safras e agravou o cenário de preços dos alimentos.
A Mosaic observou que as colheitas globais estão apertadas devido à guerra na Ucrânia, a altas temperaturas na Europa e nos Estados Unidos e a sinais de seca no sul do Brasil.
“Cada uma dessas questões por si só pode ter um efeito material na produção agrícola global. Mas juntos, o risco para a segurança alimentar é significativo”, disse o presidente-executivo da Mosaic, James O’Rourke, em uma teleconferência para comentar os resultados da companhia.
Os preços de nutrientes essenciais para o plantio, como potássio, fosfatos e nitrogênio, subiram após as sanções ocidentais à Rússia e à Belarus, duas das maiores potências de fertilizantes do mundo.
Os suprimentos de fertilizantes da Rússia, exceto amônia, voltaram a níveis quase normais, disse Bert Frost, executivo da CF Industries.
Os comentários de Frost ecoam os de Rourke, que disse que o potássio russo está chegando ao mercado, com entregas especialmente ao Brasil, Índia e à América Central.
No entanto, o potássio de Belarus teve muito pouco retorno, disse Rourke, acrescentando que a Mosaic ainda espera um déficit de cerca de 8 milhões de toneladas este ano.
O CEO da CF Industries, Tony Will, disse que o mercado global de gás natural liquefeito permanecerá apertado nos próximos anos, à medida que a Europa e a Ásia competem por cargas escassas, mantendo os preços altos nessas regiões.
O gás natural é usado como matéria-prima para a produção de amônia, necessária para fertilizantes nitrogenados. Não há amônia suficiente, então a demanda precisará diminuir temporariamente, disse Will.
A Mosaic afirmou que a demanda global por fertilizantes no primeiro semestre de 2022 caiu cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, pois os altos preços forçaram os agricultores a racionar seus suprimentos.
As ações da Mosaic e da CF reverteram as perdas da manhã e subiram cerca de 4% e 5%, respectivamente, nas negociações de mercado do intradia.
(Reportagem de Ruhi Soni em Bangalore e Tom Polansek em Chicago)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli