BASF reforça a importância da silagem para a pecuária

Publicado em 09/08/2022 09:30
Silagem é uma prática comum para conservação de forragens

A nutrição do rebanho é um fator fundamental para a pecuária pois influencia diretamente a qualidade da produção de carne e de leite. Em um cenário onde os custos com a nutrição animal estão subindo, garantir a conservação adequada e a qualidade nutricional do alimento é indispensável para o máximo rendimento dos animais.

A ensilagem é uma das técnicas e alternativas mais eficientes para conservar a boa alimentação dos bovinos, especialmente em períodos secos ou quando o pasto não está em boas condições. Esse processo se adapta bem ao manejo moderno pois possibilita otimização de recursos, como a melhor utilização do pasto e o tempo do produtor rural. Contudo, para que a ensilagem aconteça de maneira adequada e satisfatória, o uso de um inoculante de qualidade é essencial.

A utilização de inoculante no processo de ensilagem pode trazer benefícios significativos como o início mais rápido do processo fermentativo, possibilitando que o material ensilado tenha menor taxa de perdas e a inibição de bactérias e fungos indesejáveis, evitando a contaminação da silagem.

As bactérias presentes no inoculante auxiliam na produção do ácido lático a partir do açúcar e na redução do oxigênio do silo, levando a redução do pH a níveis ideais para a conservação da forragem. Com a utilização de um produto de qualidade, rico em bactérias benéficas ao processo de ensilagem, a forragem pode levar em torno de 5 dias para atingir um pH entre 3,9 e 4,5, considerado adequado para esse processo.

Solução BASF

Já existe no mercado uma solução indicada para todos os tipos de silagem, como por exemplo milho, sorgo, capim e cana-de-açúcar, com 7 bactérias láticas e 4% de enzimas celulolíticas na formulação que contribuem para antecipação da abertura e consumo do silo.

LactoSilo® Gold Liofilizado é o inoculante da BASF que melhora o aroma, cor, palatabilidade, digestibilidade e o pH da silagem durante o processo de fermentação e após abertura do silo. LactoSilo® Gold Liofilizado também ajuda a preservar o valor nutricional da forragem contribuindo para uma silagem de alta qualidade e para um rebanho mais saudável e produtivo.

Sua tecnologia oferece uma rápida e efetiva fermentação, evitando perdas de matéria seca e qualidade do material ensilado. O tratamento da silagem com o inoculante LactoSilo® Gold Liofilizado inibe o desenvolvimento de bactérias e fungos indesejáveis evitando a contaminação da silagem por micotoxinas prejudiciais aos animais e à qualidade da carne e do leite.

Benefícios do produto

  • Indicado para todos os tipos de silagem.
  • Acelera a fermentação e reduz do pH.
  • Proporciona estabilidade aeróbica do silo.
  • Inibe microrganismos indesejáveis.
  • Antecipação da abertura e consumo do silo.
  • Aumenta a palatabilidade e a digestibilidade.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário