Abisolo promove caravana da Produtividade Inteligente com membros do Governo Federal, do MAPA e do Confert

Publicado em 09/08/2022 11:56
Autoridades participaram da iniciativa, cujo objetivo foi mostrar o potencial do setor dos Fertilizantes Especiais

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) promoveu um ciclo de visitas às indústrias de fertilizantes especiais, entre os dias 25 e 28 de julho. Participaram da iniciativa o diretor de Projetos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos de Presidência da República, Bruno Santos A. Caligaris, o secretário Executivo do Confert, José Carlos Polidoro, o diretor de Programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Eduardo P. Rangel, bem como o presidente do Conselho Deliberativo, Clorialdo Roberto Levrero, e o secretário executivo, José Alberto Nunes da Silva, representando a entidade.

A visitação teve como objetivo levar as autoridades ligadas ao Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert) para conhecer a estrutura e a capacidade da indústria dos fertilizantes especiais de reduzir a dependência do mercado nacional em relação à importação de insumos. As empresas ICL América do Sul, Tera Ambiental, Stoller, Brandt do Brasil e Superbac receberam a comitiva formada pelas autoridades e por representantes da Abisolo. “Para otimizar o roteiro durante os três dias de atividades, a entidade optou por empresas com um leque maior de produtos nos segmentos de minerais, organominerais e orgânicos. De tal forma que os visitantes pudessem entender o avanço das tecnologias de produção, pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade e a capacitação dos profissionais deste setor de insumos”, comentou o secretário executivo, José Alberto.

O presidente da Abisolo enfatizou que a entidade busca posicionar a cadeia de fertilizantes especiais como uma solução no ciclo da nutrição vegetal. “Nossa indústria tem muito a contribuir com tecnologia e inovação para o agronegócio, somando esforços com os fertilizantes à base de Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), combinação conhecida como NPK”, reforçou Levrero. O diretor de Programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Eduardo P. Rangel, endossou o posicionamento da Abisolo ao acrescentar que é possível usar os insumos importados com racionalidade e agregar a tecnologia nacional.

Justamente por empregar matérias-primas locais e alternativas, o secretário Executivo do Confert, José Carlos Polidoro, observou a necessidade dessa indústria contar com uma base sólida de fomento, financiamento, governança, desenvolvimento científico, tecnológico com sustentabilidade ambiental. “Nós recebemos as demandas do setor e vamos destravar os caminhos dos fertilizantes especiais no mercado. É uma estratégia acoplada à atração de investimentos e à desburocratização dos processos, inclusive com possibilidade de um CNAE específico para fertilizantes orgânicos”, detalha Polidoro, em referência à sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que codifica as atividades econômicas das empresas nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Rangel compartilha da visão otimista de Polidoro e vislumbra o Brasil como exportador de conhecimentos e de fertilizantes especiais. “Fiquei impressionado com o que vi, mesmo vendo somente uma parte do setor. Podemos ter outras apostas, além dos fertilizantes tradicionais, agregando a tecnologia nacional para o agricultor”, acrescentou o diretor de Programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para as empresas visitadas, a ocasião favoreceu a interlocução com as autoridades, sinalizando potencialidades e demandas para o crescimento do setor. Levrero concluiu que as visitas proporcionaram às autoridades uma visão clara do potencial de expansão dos fertilizantes especiais para fortalecer o agronegócio no Brasil. De acordo com ele, a troca de conhecimentos agrega mais clareza no diálogo e no alinhamento dos processos, trazendo segurança jurídica para o consumidor e para as indústrias.

Sobre a Abisolo

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da qualidade, produtividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. A entidade congrega fabricantes e importadores de fertilizantes minerais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, condicionadores de solo e substratos para plantas.

Reunindo mais de 120 empresas associadas participa ativamente das discussões de temas de interesse do setor junto aos Ministérios e Secretarias, Órgãos de Controle e Fiscalização Ambiental, Instituições de Pesquisa, Receitas Estadual e Federal, além de outras entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil organizada, buscando sempre a competitividade, a liberdade econômica e a valorização dos segmentos que representa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abisolo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário