Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados serão incinerados
Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados apreendidos em uma força-tarefa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado de Mato Grosso foram encaminhados para incineração. A inutilização dos produtos é prevista no Decreto 4.074/02, que regulamenta a Lei nº 7.802/89.
O processo de inutilização do produto é realizado por empresas registrantes que colaboram com o recolhimento do agrotóxico para realizar a incineração em câmaras especiais, com temperaturas superiores a 800ºC, que controlam emissões atmosféricas e evitam contaminação do ar, dos solos e de mananciais.
A ação determinada pela fiscalização federal visa retirar de circulação produtos com marca comercial falsificada, agrotóxicos contrabandeados ou adulterados.
Os agrotóxicos ilegais, sem registro no Mapa, constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas; risco à saúde, pela exposição à ingredientes ativos e componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como dos consumidores de alimentos; e risco ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.
0 comentário
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP