Bancada do agro articula ampliação de recursos e segurança jurídica ao setor

Publicado em 12/08/2022 16:52
Emendas de parlamentares da FPA a projeto que trata da Cédula do Produtor Rural estendem alcance e facilitam contratação

De acordo com o deputado José Mário (MDB-GO), a emenda apresentada à Medida Provisória número 1.104 de 2022, foi para adaptar a legislação do patrimônio rural. Com essa proposta, o parlamentar reforçou que vai ser possível melhorar o sistema de alienação fiduciária, ou seja, aquela situação em que o produtor rural, para adquirir um empréstimo, deixa sua propriedade no nome do credor até pagar sua dívida. 

“Assim, ampliamos as oportunidades de financiamento de crédito rural, dando segurança jurídica a todos os envolvidos” reforçou o parlamentar. Além do deputado José Mário, que representa o estado de Goiás, a emenda foi assinada pelos parlamentares: Zé Vitor (PL-MG), Lucas Vergilio (SD-GO), Euclydes Pettersen (PSC-MG), Bia Kicis (PL-DF), Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) e Aline Sleutjes (PROS-PR).

Para a deputada Aline Sleutjes, as mudanças aprovadas pela proposta são excelentes para o setor e trazem flexibilidade para a constituição, tanto da Cédula do Produto Rural, quanto do Fundo Garantidor Solidário. 

A parlamentar disse ainda que a emenda vai permitir novos arranjos, com menos burocracia no sistema para facilitar a vida de quem precisa de crédito agrícola. “A permissão de assinatura eletrônica da CPR, por exemplo, amplia o alcance desse instrumento e dá mais segurança jurídica aos operadores do crédito e ao setor.”

Outra emenda aprovada relacionada à Medida Provisória 1.104 de 2022 é de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). A proposta deve facilitar a contratação da Cédula do Produto Rural garantida por alienação fiduciária sobre produtos agropecuários, o que levará mais recursos para financiar o capital de giro do produtor rural. 

Segundo o parlamentar, “a medida tem que ser tomada a tempo do produtor contratar o custeio da safra de verão”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário