Yara conclui primeira operação de cabotagem de fertilizantes a granel do Brasil

Publicado em 15/08/2022 14:26
Empresa enviou uma carga de produto nacional para São Luís (MA) a partir de Rio Grande (RS), permitindo acesso a soluções nutricionais de alta tecnologia para os agricultores do Matopiba

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, concluiu, nesta sexta-feira (12), o primeiro envio de fertilizantes a granel via cabotagem do país. O navio, com 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa (que contém macro e micronutrientes no mesmo grânulo), chegou ao Porto de Itaqui (MA) para aguardar a atracação. Após o descarregamento, os produtos irão para a Unidade Misturadora da Yara em São Luís (MA) para serem distribuídos aos agricultores do Matopiba. A embarcação saiu do píer próprio que a Yara possui em Rio Grande (RS), ao lado do Complexo da empresa na cidade, em 1 de agosto, em um trajeto que levou onze dias.

“Esta operação pioneira da Yara proporciona o acesso dos produtores de uma das áreas mais pujantes do agronegócio brasileiro a uma linha de fertilizantes especiais que traz aumento de produtividade, em média, de 2 a 3 sacas por hectare em soja (a depender das condições climáticas e de solo). E permite o abastecimento do Matopiba com um produto nacional -- hoje, majoritariamente, os agricultores utilizam insumos importados na região”, diz Edvan Cruz, gerente de Operações da empresa.

Além de mais rápida e segura, a alternativa de transporte de fertilizantes via cabotagem também é sustentável. “O trajeto que fizemos com fertilizante de Rio Grande a São Luís não é viável hoje por rodovia, mas, caso existisse, seriam necessários cerca de 405 caminhões para levarmos essa carga, enquanto a cabotagem nos permitiu o deslocamento por mar com apenas um navio. Desta forma, abrimos mais uma frente para mitigar os desafios logísticos e garantir que o fertilizante chegue ao agricultor na janela ideal”, destaca.

A cabotagem tornou-se uma opção viável devido aos últimos avanços da BR do Mar, programa que visa equilibrar a matriz de transporte brasileira, que, entre outras medidas, possibilitou a redução da taxa AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Marcante) e desobrigou a necessidade de frota própria para aderir à modalidade.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Yara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • VINICIUS MORENO Umuarama - PR

    Esta autorização foi feita por quem mesmo? Sim, é melhor JAIR se acostumando! É o BRASIL destravando da burocracia e atraso!!!!

    6