Mapa e IF Goiano firmam parceria para estimular inovação na agropecuária de Goiás

Publicado em 19/08/2022 15:51
O objetivo é apoiar ações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e o surgimento de novos negócios

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) irão adotar ações para estimular a pesquisa e desenvolvimento da inovação na agropecuária do estado, além do apoio a novos negócios.

O objetivo é o apoio ao desenvolvimento do ecossistema regional de inovação agropecuária, além do compartilhamento de informações entre as instituições, e publicização das iniciativas. São 11 ações específicas que serão desenvolvidas pelo IFGO, entre elas a oferta de serviços tecnológicos por meio de infraestrutura de inovação aplicada e de colaboração para transferência de tecnologia e inovação para aumentar a competitividade do setor de agronegócio e do processo de internacionalização.

A parceria foi formalizada este mês entre Mapa e IF Goiano por meio da assinatura de um protocolo de intenções durante a programação do evento Ceagre Agro Experience, em Rio Verde (GO).

O coordenador-geral de Articulação para Inovação do Mapa, Daniel Trento, lembra que algumas tecnologias já estão disponíveis para o produtor rural. “Em termos de adoção de tecnologia, os produtores mais bem-sucedidos são aqueles que estão próximos ao instituto de pesquisa. Como forma de incentivo, o Ministério da Agricultura disponibiliza mais de 50 aplicativos gratuitos, que o produtor pode utilizar no dia a dia dele”.

Segundo o protocolo de intenções, está prevista a criação de um Comitê Gestor Regional para Inovação Agropecuária, que deverá ser composto por instituições públicas e privadas, tais como instituições de ensino e pesquisa, organizações do setor rural e de outras representativas da área de inovação. O comitê será responsável por promover um diagnóstico regional de inovação.

A parceria não envolve a transferência de recursos financeiros, e terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário