Reuters: Maior perigo para o agronegócio do Brasil é a devastação da Amazônia, diz Alckmin
![]()
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - Candidato a vice-presidente pela chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) defendeu nesta quinta-feira que o maior entrave para o agronegócio brasileiro é a questão ambiental e que é necessário ampliar mercados para além da China.
“Hoje o maior perigo para o agro brasileiro é a devastação da Amazônia. Pode ser um entrave na venda para o mundo em razão das questões ambientais”, disse Alckmin em sua primeira conversa com jornalistas desde que assumiu o lugar na chapa com Lula.
Escalado para fazer uma ponte com o setor, ainda majoritariamente apoiador de Bolsonaro, o ex-governador revelou que a campanha discute também uma pauta de logística, com integração de modais e também ampliação de crédito, de seguro agrícola e de novos mercados.
“Estamos muito dependentes da China. Precisamos conquistar novos mercados. Se fizer acordo Mercosul-União Europeia dá um salto de mercados”, defendeu.
Como mostrou a Reuters, Lula pretende, caso seja eleito, revisar o acordo assinado pelo governo Bolsonaro que, até hoje, não foi adiante por resistência dos europeus a ratificá-lo, dado o crescimento do desmatamento e das queimadas na Amazônia no atual governo.
A posição da campanha do petista é de conversar sobre as questões ambientais, mas também pressionar os europeus para que cedam no mercado agrícola, já que a avaliação é de que o acordo foi excessivamente benéfico para os europeus.
0 comentário
Em conversa com presidente do Iêmen, Trump não promete apoio militar contra houthis, dizem fontes
Paraná deve acelerar plantio de soja com chuvas em setembro
Preço do etanol sobe quase 20% em pouco mais de um mês, com demanda recorde em julho
Relação de troca abre janela para compras de fertilizantes para a safrinha 2027
Ibovespa avança na abertura com aval externo e eleição no radar
Rússia intensifica repressão a críticos no exterior, diz especialista da ONU