Lavoro faz acordo com TPB e será listada na Nasdaq
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A distribuidora de insumos agrícolas Lavoro e a TPB Acquisition Corporation anunciaram nesta quinta-feira um acordo definitivo de combinação de negócios que prevê listagem da brasileira na bolsa Nasdaq, avaliando a empresa após o fechamento da operação em cerca de 1,2 bilhão de dólares.
Segundo um comunicado ao mercado, espera-se que a transação resulte em até 225 milhões de dólares em caixa líquido para a Lavoro, maior revendedora de insumos agrícolas do Brasil e uma das maiores da América Latina.
Como parte da transação, a TPB investirá 100 milhões de dólares em uma colocação privada de ações ordinárias, a 10,00 dólares por ação.
A conclusão da transação está prevista para o quarto trimestre de 2022, permitindo que a Lavoro se torne "a primeira distribuidora de insumos agrícolas latino-americana listada em uma bolsa americana".
A Lavoro espera ganhar mais musculatura com o acordo para expansões de revendas de insumos agrícolas e aquisições adicionais.
Sob o controle do grupo Pátria Investimentos, a companhia brasileira tem anunciado dezenas de aquisições no setor nos últimos anos, tornando a maior em receita e participação de mercado no Brasil --a companhia atua na Colômbia e Uruguai.
Como uma empresa pública, apoiada pela TPB (uma empresa de aquisição de propósitos especiais), a Lavoro disse que terá suporte para entregar e adotar de tecnologias agrícolas inovadoras aos agricultores latino-americanos, ajudando a aumentar a produção, utilizando menos terra, água e energia.
"Já geramos um crescimento significativo em relação ao ano anterior e entregamos um valor expressivo aos agricultores. Acreditamos que os próximos passos em nossa jornada terão um impacto positivo ainda maior", disse o CEO da Lavoro, Ruy Cunha, em nota.
A TPB espera apoiar a aceleração das ofertas digitais de agronomia e serviços da Lavoro, e atuar como assessora estratégica, por meio do desenvolvimento de parcerias.
David Friedberg, fundador do TPB e da The Climate Corporation, deve se tornar membro do conselho da Lavoro após a conclusão da combinação de negócios proposta.
A plataforma principal da The Climate Corporation, a Climate FieldviewTM, é líder na agronomia digital mundial, utilizada por agricultores em mais de 180 milhões de acres, em 23 países.
A empresa de insumos agrícolas disse que busca realizar 2,3 bilhões de dólares em receita proforma em 2022 e 3,2 bilhões de dólares em 2023.
Além disso, a empresa visa melhorar as margens de Ebitda ajustado proforma, e prevê 172 milhões de dólares no ano calendário 2022 e 279 milhões de dólares em 2023.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli