Agro Resenha Podcast #254 - Os desafios da consultoria agronômica
Guilherme Ohl é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ e, após uma passagem pela indústria de químicos, decidiu se juntar ao corpo técnico da Ceres Consultoria Agronômica, onde hoje é um dos sócios, fazendo o que realmente gosta, atendendo grandes agricultores de Mato Grosso.
Ainda que o sonho de muitos Engenheiros Agrônomos seja se tornar consultor, trabalhando com seus próprios clientes e sem ter que dar satisfação ao chefe, a vida de empresário, que normalmente não é ensinada nas cadeiras das universidades, pode ser muito complexa e não tão calma quanto parece. Muitas vezes, esta falta de visão de negócios pode fazer com que empresas com ótimos profissionais não sobrevivam no longo prazo.
Além desta complexidade do negócio, há o quesito técnico que, no caso de uma consultoria, é extremamente importante que o profissional esteja, constantemente, aprendendo e repassando as informações para clientes e outros profissionais. Soma-se a isto o conhecimento sobre pessoas que o consultor deve ter, uma vez que a confiança, muitas vezes, é a argamassa que solidifica uma relação de longo prazo, essencial para mostrar os resultados de um trabalho bem feito.
0 comentário
Catar paralisa liquefação de gás natural e compromete ainda mais oferta de fertilizantes nitrogenados
Estoques de suco de laranja do Brasil saltam com queda na demanda após preços altos, diz CitrusBR
Conflito no Oriente Médio coloca em risco 41% da ureia exportada no mundo
Seguradoras marítimas de Londres ampliam área de alto risco no Golfo do Oriente Médio
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Produtores apostam em remineralização do solo para recuperar áreas degradadas e fortalecer fruticultura no interior da Bahia