Plantio de milho atinge 64% das áreas no Rio Grande do Sul; colheita de trigo vai a 3%
![]()
SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de milho verão 2022/23 alcançou 64% da área no Rio Grande do Sul, avanço de 8 pontos percentuais no comparativo semanal, informou nesta quinta-feira a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS, citando impacto do clima sobre o ritmo de desenvolvimento das lavouras.
“As lavouras apresentam, de modo geral, um desenvolvimento inicial mais lento devido às temperaturas mais baixas”, disse a companhia ligada ao governo do Estado.
O plantio está adiantado em relação aos 62% vistos em igual período do ano anterior e também comparado à média histórica de 57%, mostraram os dados.
Sobre o trigo, o levantamento mostrou que a colheita avançou 1 ponto na semana, para 3% das áreas, em linha com anos anteriores, e com foco na região oeste.
“A cultura apresenta ótima condição de desenvolvimento, com alto potencial produtivo e com baixa incidência de doenças”, avaliou a empresa sobre o cereal de inverno.
As lavouras que estão em formação de grãos representam 46% da área cultivada e “mantêm um excelente aspecto”, com espigas grandes e com boa granação.
Segundo a Emater, esse cenário gera uma boa expectativa de produtividade, que pode se mostrar superior à inicial em parte dos cultivos de trigo, dependendo agora da manutenção ou da reposição do teor de umidade nos solos a partir de novas precipitações.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul