Exportações de grãos da Ucrânia caíram 33,4% até agora nesta temporada, diz ministério
![]()
KIEV (Reuters) – As exportações de grãos da Ucrânia recuaram 33,4% na temporada 2022/23 até agora na comparação anual, a quase 12 milhões de toneladas, mas o ritmo dos embarques está aumentando gradualmente, segundo dados do Ministério da Agricultura ucraniano.
Dados do ministério mostraram que as exportações até agora na temporada de julho de 2022 a junho de 2023 incluíram 4,49 milhões de toneladas de trigo, 6,29 milhões de toneladas de milho e 1 milhão de toneladas de cevada.
As exportações de grãos do país recuaram desde a invasão russa em fevereiro, com o fechamento de seus portos no Mar Negro elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.
Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev, intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia.
O governo disse que a Ucrânia pode colher entre 50 milhões e 52 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, devido à perda de terras para as forças russas e a menores rendimentos.
(Por Pavel Polityuk)
0 comentário
STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor