Senar debate desafios e soluções para a apicultura
Representantes das Administrações Regionais do Senar da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina estiveram reunidos, na segunda (31) e terça (1º), com a Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, em Brasília, para tratar sobre os desafios da apicultura.
A iniciativa tem o intuito, de acordo com a diretora de ATeG, Andréa Barbosa, de identificar os principais gargalos das cadeias produtivas e propor ações focadas para ajudar o produtor a superar esses desafios e alavancar a atividade.
“A Assistência Técnica e Gerencial é muito importante e contribui para a melhoria da qualidade de vida, produção e produtividade dos produtores atendidos. Além disso, agora a intenção é propor ações para atuar a curto, médio e longo prazo em outros elos das cadeias produtivas”.
Para isso, o Senar conta com o apoio de uma consultoria especializada na identificação desses desafios pela complexidade, impacto e trabalhar com ações propositivas.
Além de apicultura, já foram realizadas reuniões para as cadeias produtivas de Bovinocultura de Leite e de Cacauicultura. Em 2022, estão previstas reuniões de trabalho sobre cafeicultura e fruticultura.
Andréa ressalta que ainda há desafios a serem superados no processo produtivo dentro da porteira, mas a intenção é ir além do que ocorre dentro da propriedade rural.
“Entre os desafios, verificamos a necessidade da organização do produtor, profissionalização dos agentes envolvidos na cadeia produtiva, melhoramento genético, disseminação de boas práticas, ações para fomentar a comercialização, criação de um Agente de negócio que promova um relacionamento com o mercado”, pontuou.
Sobre a ATeG - A Assistência Técnica e Gerencial do Senar oferece acompanhamento técnico e gratuito a produtores rurais de 21 cadeias produtivas em 25 estados de todas as regiões do Brasil. Desde 2014, já atendeu mais de 200 mil propriedades rurais.
0 comentário
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026