Seis agritechs vencem AgroNordeste Digital - Desafio de Startups do Agro

Publicado em 13/12/2022 09:25

Seis agritechs venceram o AgroNordeste Digital - Desafio de Startups do Agro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio das vencedoras foi realizado, pelo Mapa, no último dia 7 de dezembro, no auditório da FIEP, no Cariri Paraibano. Ao todo, 97 empresas participaram da chamada pública de soluções inovadoras para o agronegócio.

O desafio é uma das ações do Programa AgroNordeste Digital, que visa fortalecer o empreendedorismo tecnológico voltado para o setor agropecuário na região. A iniciativa aproxima os atores do ecossistema de inovação - investidores, aceleradoras, produtores rurais e academia - criando um cenário propício  para networking, transferência de tecnologia e divulgação de novos produtos e serviços capazes de atender às demandas do setor e desenvolvê-lo.

A chamada teve duas categorias: uma regional (Start) e uma aberta (Up). Na Categoria Up, concorreram startups de todo o território nacional. Já a categoria Start foi dedicada a startups iniciantes e sediadas na região atendida pelo AgroNordeste. 

Nesta última, as empresas puderam escolher concorrer por meio de uma das cinco arenas regionais: Cariri Paraibano; Oeste Baiano; Vale do Açu (RN); Vale do Jaguaribe (CE); e Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia).

>> Veja abaixo a lista das vencedoras:

Categoria Up (aberta):

1° lugar – Digifarmz Smart - Porto Alegre (RS)

2° lugar – NCB Sistemas Embarcados - São José dos Campos (SP)

3° lugar – Agrolite - Fortaleza (CE)

 

Categoria Start (regional):

1° lugar  – Agrovare - Recife (PE)

2° lugar  – JNA Agroconsultoria Ltda - Campina Grande (PB)

3° lugar  – Prediga+ Petrolina (PE)

 

As vencedoras receberão os seguintes prêmios:

 

  • Troféu para as três primeiras colocadas de cada categoria (Start e Up);

 

  • Certificado com chancela do Mapa para as finalistas de cada categoria;

 

  • Conexão com investidores privados nacionais e internacionais da Rede Mapa Conecta (Aceleradoras, Hubs e Fundos de Investimentos);

 

 

  • Prêmio no valor de R$ 5 mil para vencedora da Categoria Up (aberta), em moeda corrente nacional, oferecido pela aceleradora Cyklo Agritech; 

 

  • Prêmio no valor de R$ 5 mil para vencedora da Categoria Start (regional), em moeda corrente nacional, oferecido pela aceleradora Cyklo Agritech; 

 

  • Mentoria de 12 horas oferecido pela aceleradora Cyklo Agritech, para a melhor colocada de cada região na grande final dia 7/12/2022 (categoria Start).

 

Com esta ação, o Ministério da Agricultura deu destaque aos ecossistemas de inovação da região do AgroNordeste, valorizando o setor tecnológico nordestino e construindo um ambiente propício para o desenvolvimento. Sucesso que pode ser repetido em outros locais do AgroNordeste, assim como em outras regiões do país.

 

Além das premiações, o Mapa irá fornecer programa de aceleração para todas as 15 finalistas da Categoria Start. São elas:

1 - Agroeste Database (Barreiras - BA)

2 - Agro9 Tecnologia (Morada Nova - CE)

3 - Agrovare (Recife - PE)

4 - AI Praga (Salvador - BA)

5 - AVIN Agricultura Vertical Inteligente (Campina Grande - PB)

6 - Consurural (Limoeiro do Norte - CE)

7 - Consultoria 3A em Sustentabilidade (Petrolina - PE)

8 - Do Campo à Mesa (Natal - RN)

9 - Dron Soluções Agrícolas (Recife-PE)

10 - Ecoar Agrofloresta (Jaguaruana - PE)

11 - FalaAgro (Recife - PE)

12 - JRX Consultoria (Mossoró - RN)

13 - JNA Agroconsultoria (Mossoró - RN)

14 - Prediga+ (Petrolina - PE)

15 - Sensor Semente (Barreiras - BA)

 

O projeto teve o apoio das seguintes entidades: Abapa, Abrafrutas, Aiba, BASF, BNB, CNA, CNI, Cooperativa Optar, Embrapa, FP Tec PB, IFBA, IFCE, IFPE, INSA, Prefeitura de Barreiras (BA), Prefeitura de Limoeiro do Norte (CE), Sebrae, Senai/Fiep (PB), SPRB, SPRLEM, Sudene, UFCG, UFC Campus Russas (CE), UFOB, UFERSA, Univasf. 

Investidores (Aceleradoras, Hubs e Fundos de Investimento):

Adisseo, Agrotools, Agroven, Barn, Cedro Capital, Cocriagro, Cotidiano, Cyklo, Food Tech Hub, Mobius, Next, NT Agro, Smart Value, SP Ventures, Startup Connection, Venture Hub, Vale dos Quitandeiros, 10b.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário