Putin e Xi Jinping falarão por link de vídeo na sexta-feira
MOSCOU (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, falará com o presidente chinês, Xi Jinping, por videoconferência na sexta-feira para discutir uma série de questões bilaterais e regionais.
"Antes de tudo, eles vão falar sobre as relações bilaterais russo-chinesas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres nesta quinta-feira.
"E, claro, será muito importante trocar pontos de vista sobre problemas regionais mais agudos --aqueles que estão mais próximos de nós, a Rússia, e aqueles que estão mais próximos da China", acrescentou Peskov, sem dar detalhes específicos.
Moscou tem procurado aprofundar seus laços econômicos, políticos e de segurança com Pequim desde o envio de suas forças à Ucrânia em fevereiro. Os dois países assinaram uma parceria estratégica "sem limites" alguns dias antes de a Rússia lançar a campanha.
Pequim também aumentou suas compras de petróleo e gás russo desde que os países europeus cortaram ligações com a Rússia, enquanto Moscou apoiou publicamente a posição de Xi sobre Taiwan e acusou o Ocidente de tentar provocar um conflito sobre o status da ilha autônoma, a qual a China reivindica como sua.
Mas Xi às vezes parece apático sobre a campanha militar da Rússia na Ucrânia. Em setembro, Putin reconheceu publicamente que seu colega chinês tinha "preocupações" com as ações da Rússia.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul