Carlos Fávaro é oficialmente confirmado novo ministro da Agricultura do Brasil

Publicado em 29/12/2022 13:00 e atualizado em 29/12/2022 15:38
Também foi anunciado o nome de André de Paula (PSD-PE) para o Ministério da Pesca e Aquicultura, que será retomado, e Paulo Teixeira (PT-SP) para o Desenvolvimento Agrário

Logotipo Notícias Agrícolas

Conforme antecipado mais cedo pelo Notícias Agrícolas, Carlos Fávaro (PSD-MT) foi confirmado ministro da Agricultura do Brasil nesta tarde de quinta-feira (29) em cerimônia de nomeação dos ministros que ainda restavam, 16 no total, realizada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília (DF).

Fávaro é paranaense de origem, tem 53 anos e é produtor rural. Um dos fundadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e já foi presidente da Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso), entre os anos de 2012 e 2015. Atualmente, ele é senador pelo estado de Mato Grosso.

Durante sua carreira política, também já foi vice-governador do estado de Mato Grosso.

Ele é nome presente na campanha de Lula desde 2021. Foi um dos indicados para a equipe de transição com a eleição, sendo coordenador do grupo temático da agricultura. A expectativa com o nome de Fávaro anunciado, é que o deputado federal Neri Geller (PP-MT) fique com a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Senador Carlos Fávaro - Foto Agência Senado
Carlos Fávaro (PSD-MT) foi escolhida futuro ministro da Agricultura - Foto: Agência Senado

Segundo o Valor Econômico, Irajá Lacerda deve ser nomeado para a Secretaria-Executiva do ministério.

Fávaro teve o aval para o novo cargo de Blairo Maggi, ex-ministro da Agricultura no governo de Dilma Rousseff e de Michel Temer (2016-2018), segundo o Estadão. O nome dele, porém, não agrada parcela do setor, que inclusive soltou carta em novembro rejeitando sua possível indicação à pasta.

A cerimônia de posse de Fávaro já está marcada para o dia 2 de janeiro, às 15h (horário de Brasília), na sede do Mapa, quando Marcos Montes – atual chefe da pasta – fará a transmissão do cargo.

Também foi anunciado o nome de André de Paula (PSD-PE) para o Ministério da Pesca e Aquicultura, que será retomado, e Paulo Teixeira (PT-SP) para o Desenvolvimento Agrário. Outras pastas que se relacionam com o agro, como o Meio Ambiente e Minas e Energia serão encabeçadas por Marina Silva (Rede-SP) e Alexandre Silveira (PSD-MG), respectivamente.

André de Paula é advogado, deputado federal pelo PDS em Pernambuco e 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Também já exerceu os cargos de secretário da Produção Rural e Reforma Agrária e secretário das Cidades, ambos no Estado de Pernambuco.

André de Paula (PSD-PE)  - Foto Agência Senado
André de Paula (PSD-PE) ficou com o Ministério da Pesca e Aquicultura - Foto: Agência Senado

Já Paulo Teixeira, que será ministro do Desenvolvimento Agrário, é professor, advogado e deputado federal pelo PT em São Paulo. Já foi Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo e Diretor-Presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB). Também exerceu o cargo de vereador da cidade de São Paulo.

Paulo Teixeira (PT-SP) - Foto Divulgação
O Ministério Desenvolvimento Agrário será de Paulo Teixeira (PT-SP) - Foto: Divulgação

Veja a lista com o anúncio de todos os ministros hoje:

• Gabinete de Segurança Institucional: Gonçalves Dias
• Secretaria de Comunicação: Paulo Pimenta
• Agricultura: Carlos Fávaro
• Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes
• Pesca: André de Paula
• Previdência: Carlos Lupi
• Cidades: Jáder Filho
• Comunicações: Juscelino Filho
• Minas e Energia: Alexandre Silveira
• Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira
• Esportes: Ana Moser
• Meio Ambiente: Marina Silva
• Planejamento: Simone Tebet
• Turismo: Daniela do Waguinho
• Povos Indígenas: Sônia Guajajara
• Transportes: Renan Filho

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário