Famato e lideranças do Agro discutem comercialização da produção na divisa de MT e PA
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelos diretores, Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), participou de uma reunião de alinhamento sobre a comercialização da produção agrícola e pecuária na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará, nesta quinta-feira (23/02).
Estiveram presentes o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Rogério Gallo, a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Emanuele Almeida, o deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho), o superintendente do Instituto Mato Grosso de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, representantes da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fórum Agro e corpo técnico do Indea e Famato. O encontro aconteceu no Edifício Famato, em Cuiabá.
Decisão - Em 2020 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o limite territorial entre Mato Grosso e Pará. Na ação, Mato Grosso pretendia ver reconhecida, como parte do seu território, extensão de terra incorporada ao Pará em 1922.
Devido a decisão, produtores rurais que vivem na região da divisa entre Mato Grosso e Pará podem ter sua renda comprometida. A área que esteve em litígio soma mais de 2 milhões de hectares em solo paraense, onde existem cerca de 400 propriedades com documentação fundiária, sanitária e fiscal registrada em Mato Grosso.
Com a determinação do STF, os produtores terão que migrar a inscrição para as bases do Pará. Entretanto, quando fizerem isso, estarão passíveis de cobrança da alíquota de 12% ICMS na compra de insumos e a comercialização da produção, que – por questões logísticas – são feitas em Mato Grosso.
Para que os produtores não tenham uma perda muito grande, não fiquem inviabilizados na sua produção, a Famato ao lado do setor produtivo busca solucionar a situação juntamente com os governos de Mato Grosso e Pará.
Participou por videoconferência o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Paranaíta, Ivan Moreno de Jesus.
0 comentário
Boa tarde Agronegócio - Confira os principais destaques desta sexta-feira (28)
Nova edição do Crop Tour Grupo Labhoro-Notícias Agrícolas reforça importância de conferência in loco da safra dos EUA e os impactos no mercado de grãos
Semana das Commodities com Ronaldo Fernandes
Vacas de alta produtividade precisam de atenção especial na fase de secagem do leite
França oferece centenas de milhões de euros em ajuda a agricultores afetados por condições climáticas
Disputa sobre queijos é obstáculo em negociação comercial entre EUA e México