Brasil deve crescer cerca de 1% em 2023 e, mais uma vez, agronegócio deve ser o principal impulsionador, diz sócio-diretor da MB Associados
![]()
As expectativas econômicas apontam que o Brasil deve crescer cerca de 1% em 2023. Segundo Sergio Vale, sócio-diretor da MB Associados, mais uma vez, o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do país deve ter impulso principal do agronegócio. Ele participou do painel "O Futuro do Agronegócio Brasileiro" durante o evento de comemoração dos 30 anos da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
"Em 2023, o Brasil vai crescer menos, tem uma situação de crédito e juros complicada, cenário internacional difícil, então a gente acredita que o país vai crescer quase 1%. Mas esse 1% é quase integralmente de novo responsabilidade do agronegócio. Consolida e coloca cada vez mais a importância do segmento agrícola não só do ponto de vista estrutural, mas do ponto de vista de crescimento", disse Vale ao Notícias Agrícolas.
ao agro brasileiro - Foto: Daniel Olivi
Também participaram do painel o embaixador Fernando Pimentel, diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores, João Comério, coordenador do Comitê de Inovação da ABAG e, o moderador, Caio Carvalho, presidente da associação.
Ele conta que nos últimos anos o agronegócio já teve papel importante no PIB brasileiro e, mais recentemente, isso tem sido evidenciado. "O agro tem sido responsável de forma muito importante pelo crescimento do país ao longo dos últimos anos. Eu acho que nos últimos dois, especificamente, isso fica mais claro ainda. Em 2022, a renda dos estados que cresceram veio justamente na área do agro, como Centro-Oeste e interior do Sul do país", afirma.
Neste dia 10 de março, a ABAG comemora 30 anos de contribuição para o desenvolvimento sustentável do agro nacional, valorizando suas cadeias produtivas e disseminando a importância do setor para o crescimento socioeconômico do país e para a preservação do meio ambiente. Para comemorar a data, a associação realizou na manhã de hoje um café seguido de apresentação e debate sobre o futuro do agronegócio brasileiro.
0 comentário
Após atuação do Sistema FAEP, CMN prorroga prazo da restrição no crédito por regra ambiental
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas