CNA levanta propostas do Centro-Oeste para o Plano Agrícola e Pecuário 2023/2024
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na quinta (9), em Goiânia (GO), mais um encontro regional para debater as propostas do setor agropecuário para o Plano Safra 2023/2024.
A reunião foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com o objetivo de reunir as demandas da região Centro-Oeste que serão levadas pela CNA ao governo federal como contribuição para as diretrizes da próxima safra.
Segundo o presidente da Faeg e da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, ultimamente os recursos do Plano Safra não têm sido suficientes para atender toda a demanda do setor, que hoje fica em torno de R$ 1 trilhão ao ano.
“Além da necessidade de construirmos um plano robusto que atenda todas as cadeias, também precisamos fomentar os instrumentos privados, através do mercado de capitais”, disse Schreiner.
O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que a participação das federações nos encontros é fundamental para mensurar a necessidade específica de cada uma das regiões.
“Queremos apresentar ao governo uma proposta que contemple toda a demanda do setor, não só de recursos, mas também de itens financiáveis que possibilitem a expansão da produtividade e aumento da tecnologia no campo”, explicou.
As principais demandas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, discutidas no encontro, foram o aumento de recursos e redução na taxa de juros; atualização dos valores para enquadramento dos produtores às diferentes linhas de crédito; elevação dos limites para custeio, por beneficiário, por ano agrícola; melhoria de alternativas de garantia para financiamento do Pronaf e priorização dos Programas PCA, ABC+ e Moderfrota no caso de crédito para investimento.
O próximo encontro será realizado na segunda (13), na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e reunirá as federações, produtores e sindicatos dos estados do Sudeste.
0 comentário
Após atuação do Sistema FAEP, CMN prorroga prazo da restrição no crédito por regra ambiental
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas