Agricultura paulista apresenta resultados expressivos com relação ao ano de 2022
No Dia Mundial da Agricultura, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo destaca a importância do agro paulista no cenário nacional. No estado são mais de 350 mil produtores rurais que ao longo do tempo ajudaram São Paulo tornar-se referência na pecuária, avicultura, aquicultura, produção de laranjas, limões, Cana-de-açúcar, café, banana, entre outros produtos.
São Paulo dispõe de um moderno sistema agroindustrial, sendo o maior do Brasil e um dos mais expressivos do mundo, aliando tradição, inovação, pesquisa e muito amor pelo setor. Ao falar sobre a segurança alimentar, a agricultura paulista foi responsável pelo pagamento de mais de R$10 milhões aos produtores paulistas e entregou mais de 455 mil cestas de alimentos para a população carente.
Os dados divulgados pelo IBGE e pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, relacionados ao ano de 2022 sobre a agricultura paulista, revelam que o estado de São Paulo foi a unidade federativa que obteve maior número de área colhida por hectares e rendimento médio com base no levantamento feito pelo Instituto. São Paulo apresentou um total de 8.640 milhões de hectares de área colhida, enquanto o Brasil apresentou 86.820 milhões de hectares.
As leguminosas, cereais e oleaginosas foram as variedades de produtos que obtiveram maior número de toneladas produzidas. São Paulo foi o estado que mais colheu a categoria. Foram 9.906 toneladas, enquanto comparado com total nacional, que apresentou 271.862 toneladas colhidas.
Se comparadas as áreas dos demais estados brasileiros, São Paulo possui o maior valor bruto de produção do país e a maior diversificação de culturas agrícolas do país.
Os dados analisados com base no ano de 2022 apontam que o setor obteve um superávit de 40%. Na parte de exportações, o agro paulista participou com o percentual de 15,7% e em 30% das importações, no mesmo período. Além disso, o agro paulista é responsável por criar 21% dos empregos formais no estado e gerar 14% do PIB estadual.
0 comentário
Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas