Mapa e Serpro assinam acordo de cooperação técnica para aprimorar o monitoramento do Plano ABC+
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) assinou, na última sexta-feira (31), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o monitoramento das ações de recuperação de pastagens degradadas e de mitigação dos gases de efeito estufa, no âmbito do Plano ABC+. O prazo de vigência do Acordo será de 6 meses, a partir da assinatura, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
O ACT é parte da estratégia de governança, monitoramento e avaliação em âmbito federal, exercida pelo Mapa, do Plano ABC+, sendo de sua responsabilidade garantir a informação clara e atualizada dos avanços e alcances do Plano, promovendo a simetria informacional entre público e privado, inclusive no que se refere às comunicações nacionais e internacionais, com transparência e presteza.
O Acordo prevê o desenvolvimento de uma plataforma sobre um dos Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis do Plano ABC+ (SPSABC), que são as “Práticas de Recuperação de Pastagem Degradada”, de forma a monitorar a adoção em área e mensurar sua contribuição na mitigação de gases de efeito estufa. No Plano ABC+ a SPSABC é uma de oito tecnologias que integram a Plataforma ABC e que tem como meta atingir 30 milhões de hectares e essa ferramenta de monitoramento será fundamental para acompanhar esse trabalho.
A parceria é o primeiro passo de um conjunto de ações que a SDI/Mapa pretende adotar para a construção e consolidação de uma plataforma de inteligência de dados e informações sobre agricultura sustentável.
“Será um ambiente digital onde todas as esferas envolvidas no acompanhamento e monitoramento do plano ABC+ terão acesso e visão das diferentes fases da execução do Plano, otimizando sua implementação. Uma plataforma que vai nos ajudar também a mostrar, com dados e informação precisas, como estamos lidando com o desafio da mudança climática, além de colocar o Mapa em sintonia com a estratégia de Governo Digital que fomenta políticas públicas baseadas em dados e evidências, com transparência e otimização das informações”, disse a secretária da SDI, Renata Miranda.
Plano ABC+
O ABC+, Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, é uma agenda estratégica nacional do governo brasileiro que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário, no período de 2020 a 2030.
O objetivo geral é promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agropecuária brasileira, com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, a partir de uma gestão integrada da paisagem.
0 comentário
Como o Agro está se preparando para a Nova Lei Tributária
Presidente da Cooxupé confirma safra de café 20% maior, mas descarta super oferta
CNA propõe zerar alíquotas do adicional de frete para renovação da Marinha Mercante
Femagri 2026 começa nesta 4ª feira com cobertura exclusiva do Notícias Agrícolas
Syngenta disponibiliza nova capacitação para agricultores com foco em pulverização tratorizada
Projeto do Seguro Rural avança e pode ser votado na próxima semana