Mapa e MMA caminham juntos por um governo transversal e buscam alinhamento para o CAR
Nesta segunda-feira (24), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, receberam na sede do Mapa os deputados federais Marco Bertaioli e Isnaldo Bulhões, vice-presidente da comissão mista e relator da Medida Provisória (MP 1154/2023), que estabelece a reestruturação e organização administrativa do Poder Executivo, entre outras coisas, na nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fávaro e Marina apresentaram aos parlamentares o entendimento conjunto do Mapa e do MMA sobre o funcionamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O que apresentamos foi a garantia de que, independente do ministério ao qual esteja relacionado, o CAR será tratado conforme a lei: nem terá rigor excessivo por parte do Meio Ambiente e nem qualquer tipo de precarização ou flexibilização no Mapa. Vamos cumprir a lei”, ressaltou o ministro Carlos Fávaro.
Ele lembra que o cadastramento já esteve tanto no âmbito do Mapa quanto do MMA e, atualmente, somente 0,72% dos mais de 6 milhões de cadastros estão aprovados. A análise dos dados declarados por meio do CAR é de responsabilidade dos estados.
“Esta é uma oportunidade de mostrar que há um alinhamento da nossa parte. Esse entendimento é em cima de um consenso”, disse a ministra Marina Silva.
O CAR foi instituído legalmente pelo Código Florestal, em 2014. É um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e deve ser feito, preferencialmente, nos órgãos ambientais municipais ou estaduais. Ele consiste em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento, combate ao desmatamento e planejamento ambiental e econômico.
Eficiência
Além do entendimento conjunto sobre o CAR, os ministros Carlos Fávaro e Marina Silva vão realizar uma análise aprofundada do sistema para que os proprietários rurais consigam a aprovação dos seus cadastros cumprindo a proposta da regularização ambiental.
0 comentário
Como o Agro está se preparando para a Nova Lei Tributária
Presidente da Cooxupé confirma safra de café 20% maior, mas descarta super oferta
CNA propõe zerar alíquotas do adicional de frete para renovação da Marinha Mercante
Femagri 2026 começa nesta 4ª feira com cobertura exclusiva do Notícias Agrícolas
Syngenta disponibiliza nova capacitação para agricultores com foco em pulverização tratorizada
Projeto do Seguro Rural avança e pode ser votado na próxima semana