Reuters: BC não está acima de críticas e debate sobre meta de inflação é válido, diz Campos Neto a site

Publicado em 11/05/2023 18:04

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a instituição "não está acima de críticas" e que o debate sobre a meta de inflação "é válido", conforme entrevista publicada nesta quinta-feira pelo site "FLJ (Faria Lima Journal)".

 

 

O comentário de Campos Neto surge em meio à pressão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para que o BC inicie o ciclo de baixa da taxa básica Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

Um dos focos de discussão é a meta de inflação perseguida pelo Banco Central, que é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

No início do ano, surgiu um debate sobre a possibilidade de o CMN reduzir a meta para acomodar uma inflação mais elevada, o que poderia abrir espaço para juros mais baixos no curto prazo. Mais recentemente, o debate passou a tratar da possibilidade de o BC perseguir uma meta de inflação desvinculada do ano-calendário.

Ao tratar do cenário global na entrevista, Campos Neto repetiu ideia presente nas comunicações mais recentes do BC de que permanecem "várias incertezas e desafios".

"Quanto à inflação, verificou-se uma redução nos índices cheios, devido a uma moderação nos preços das commodities e em certos bens industriais, com um alívio nos gargalos nas cadeias de suprimento observados desde a pandemia", disse ele ao FLJ.

"No entanto, os núcleos da inflação permanecem elevados, devido à difusão da inflação pelos setores e às fortes pressões subjacentes em segmentos com preços mais rígidos, como os de serviços."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário