Embrapa promove curso sobre acesso e análise de dados de florestas plantadas na CNA
A Embrapa Florestas, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), promoveu nessa semana, uma capacitação sobre metodologias de acesso e análises de dados da cadeia produtiva de florestas plantadas.
A metodologia foi desenvolvida pela Embrapa Florestas em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e possibilita o acesso, organização e tratamento de várias bases de dados sobre o setor florestal.
O treinamento reuniu técnicos da CNA, Senar e Federações, além de representantes da própria Embrapa e governo (Ministério da Agricultura e Pecuária e Serviço Florestal Brasileiro). A capacitação foi coordenada pelo pesquisador da Embrapa Florestas, José Mauro Magalhães Ávila Paz Moreira.
De acordo com o pesquisador, por meio da ferramenta é possível obter, de uma forma sistematizada, um diagnóstico mais adequado do cenário de florestas plantadas no país e a busca de soluções para os gargalos existentes no setor.
Para a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, o curso foi muito importante e tem o potencial de otimizar a rotina de trabalho.
“Temos várias fontes e, muitas vezes, as informações estão dispersas. Essa metodologia junta tudo de uma forma muito mais fácil, de maneira intuitiva e com atualização instantânea”, explica. Segundo ela, será possível também utilizar a metodologia para outras cadeias produtivas.
“Está tudo muito ligado com a nossa rotina de trabalho aqui na CNA. E será possível customizar os scripts para todos os tipos de produtos”, ressaltou.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli