ILC de junho mantém trajetória de queda
A queda do Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no mês de junho é reflexo da baixa nos preços da maior parte dos insumos. Milho e soja mantiveram a tendência de queda, mas em uma proporção menor do que a do mês passado, com a soja apresentando diminuição de preço de -0,24%. Os fertilizantes também tiveram queda, puxada principalmente pela baixa do dólar.
O aumento da energia elétrica pelo segundo mês consecutivo, e a estabilidade dos combustíveis contribuíram para uma desaceleração da deflação do Índice no período, conforme divulgado pela Assessoria Econômica da Farsul nesta terça-feira (25/7).
No acumulado do 2023, o ILC apresenta uma deflação de 31,67%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses é de -35,35%. Esse resultado está alinhado com outros índices como o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) e o Indice Geral de Preços (IGP-DI), calculados pela Fundação Getúlio Vargas.
Conforme a análise da Farsul, tanto "o IPCA e o IPCA Alimentos também apresentaram comportamento deflacionário em junho. O IPCA que em maio apresentava inflação de 2,95% no acumulado do ano passou para 2,87% na leitura de junho. E o IPCA Alimentos que em maio tinha inflação acumulada no ano de 1,69% passou para 1,02% em junho. Também destacamos que esse comportamento se repete nas suas leituras acumuladas em 12 meses."
A expectativa para julho é de mudança no cenário dos preços dos grãos, com a Soja e o Milho voltando a subir após seis meses seguidos de queda. O Dólar se mantém estável, o que pode estabilizar a cotação de outros insumos. Somado o esperado aumento dos grãos, esse cenário aponta a retomada da inflação do ILC para o próximo relatório.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli