CNA participa de seminário e se reúne com empresas de alimentos do Japão
A CNA encerrou, na sexta (28), sua participação na missão empresarial do Ministério da Agricultura que esteve na Ásia para uma série de reuniões com empresas de alimentos do Japão e seminário sobre oportunidades para a indústria de proteína animal.
A diretora de Relações Internacionais da Confederação, Sueme Mori, integrou a comitiva, composta por representantes do governo brasileiro, entidades setoriais e parlamentares.
Na quinta (27), o grupo se reuniu com a empresa Prima Meat Packers, que é focada no desenvolvimento de negócios de carnes, presuntos e embutidos e alimentos processados.
À tarde, a programação seguiu com o seminário “Oportunidades e Parcerias para a Indústria de Proteína Animal”, com apresentações do Ministério da Agricultura, da Embrapa, além da Associação Brasileia de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Já na sexta (28), Sueme participou de reunião com a empresa Nippon Foods, que demonstrou interesse em comprar mais produtos agropecuários do Brasil. “A empresa está preocupada com o bloqueio das importações de aves produzidas em Santa Catarina, já que muitos restaurantes japoneses dependem dos produtos brasileiros”.
Outra agenda da missão foi com a empresa Zensho, classificada como o 7º maior grupo de food servisse do mundo, em termos de receita.
De acordo com a diretora de Relações Internacionais da CNA, assim como na Coreia do Sul, o foco da missão brasileira ao Japão foi ampliar a oferta de suínos para o país; ter o reconhecimento dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Acre como áreas livres de febre aftosa sem vacinação; regionalizar o certificado de sanidade avícola referente à gripe aviária e abrir o comércio para a carne bovina brasileira.
Números – O Japão é destino de 1,98% das exportações totais do Brasil, sendo o 10º parceiro comercial no ranking de importações. Os principais bens agropecuários importados pelo país japonês incluem milho, soja em grãos, carne ou miudezas de frango, trigo e centeio, além de produtos com tabaco ou tabaco reconstituído.
0 comentário
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha