IEA lança site para cálculo de custo de produção rural
Os produtores rurais brasileiros poderão calcular o seu custo de produção pelo site do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Após lançar, em março de 2023, o aplicativo “Cálculo IEA Custo de Produção”, o Instituto lança a versão web do app.
Numa das palestras a ser realizada no 13º Encontro de Citricultores, que ocorre nesta sexta-feira (4), no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC-APTA), em Cordeirópolis, serão apresentados aos produtores o Aplicativo e a versão web do app.
Para o diretor do IEA, Felipe Pires de Camargo, o lançamento significa um grande avanço tecnológico. “A ferramenta foi desenvolvida a partir da metodologia de custo difundida pelos nossos pesquisadores e possibilita ao produtor rural realizar o cálculo preciso de seus custos de produção, permitindo a administração da propriedade e o planejamento da atividade agrícola, resultando numa gestão profissional da propriedade e das oportunidades do setor”, explicou Camargo.
Cálculo IEA de Custo de Produção
A ferramenta tem como objetivo fornecer ao produtor rural de cultura anual, perene e semi-perene, como frutas, cana, grãos, hortaliças, a possibilidade de estimar o custo de produção de sua atividade agrícola, utilizando-se a metodologia de custo operacional desenvolvida pelo IEA. A metodologia considera as despesas efetivamente desembolsadas pelo agricultor mais a depreciação de máquinas e benfeitorias específicas da atividade, dando o resultado de forma rápida e de alta confiabilidade. A ferramenta permite realizar estimativas preliminares de custos fundamentais na tomada de decisão do que plantar e etapas de produção. Possibilita também realizar simulações de dispêndio entre as safras e obter o valor do custo em reais e dólar.
Para utilizar a ferramenta, basta o agricultor realizar o download do aplicativo na loja do seu dispositivo móvel ou acessar o site da Instituição (https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/web/custo-de-producao), se cadastrar e preencher os dados da propriedade, atividade produtiva, maquinário, mão de obra e operação por atividade para que possa ter, ao final, a análise do custo de produção, e ainda gerar um relatório com o cálculo de custo a partir dos dados cadastrados. As informações podem ser acessadas pelo usuário tanto no aplicativo como no sistema web, após o cadastramento.
Custo Operacional
A equipe de pesquisadores do IEA, Katia Nachiluk, Marli Dias Mascarenhas Oliveira e José Alberto Ângelo, que deu subsídios ao desenvolvimento do App e do site do Cálculo IEA de Custo de Produção, inseriu o conceito de custo operacional desenvolvido pelo Instituto como sendo as despesas efetivamente desembolsadas pelo agricultor mais a depreciação de máquinas e benfeitorias específicas da atividade, que incorporado a outros componentes de custos visam obter o custo total de produção e viabilizar a análise de rentabilidade no curto prazo.
No preenchimento dos dados é importante que o produtor defina a produção utilizada que pode ser identificada por meio do uso de práticas diferenciadas. As variáveis a serem consideradas referem-se: a manejo no preparo do solo, práticas de plantio e semeadura, espaçamento adotado; técnicas observadas nos tratos culturais e colheita.
IEA
O Instituto, fundado em 1942, pesquisa, analisa, gera e divulga conhecimento e informação de qualidade para atender às necessidades da agricultura e da sociedade em geral. As informações servem de parâmetro para a tomada de decisões e para formulação de políticas públicas, induzindo o sistema a melhores negociações, em benefício das cadeias de produção do setor, nos âmbitos estadual e nacional. O IEA se tornou o braço econômico da APTA e foi o primeiro a sistematizar os estudos sobre economia agrícola no Brasil.
APTA
A APTA coordena e gerencia as atividades de ciência e tecnologia voltadas ao agronegócio por meio dos institutos Agronômico (IAC), Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), de Pesca (IP), de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e de Zootecnia (IZ), além de 18 Unidades Regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo e do Departamento de Gestão Estratégica (DGE).
As unidades de pesquisa da APTA atendem à demanda tecnológica das diversas cadeias de produção do agronegócio, utilizando seu potencial de geração e transferência de conhecimento numa visão de desenvolvimento sustentado, com foco na inovação com responsabilidade social e ambiental. Por meio de suas atividades de pesquisa e produção de bens e serviços, a APTA contribui para o desenvolvimento regional, inovação científica e tecnológica e fortalecimento da economia baseada no agronegócio.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli