Mapa reconhece equivalência do primeiro Sisbi-POV ao município de Mossoró
O serviço de inspeção de produtos de origem vegetal do Município de Mossoró (RN) é o primeiro, no país, a obter o reconhecimento de sua equivalência e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-POV) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para bebidas em geral. O reconhecimento está na Portaria nº 868, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (8).
Com a adesão, o município de Mossoró passará a executar as atividades de inspeção e fiscalização das agroindústrias de bebidas, seus produtos e comercialização, até então sob a responsabilidade do Mapa.
Para conquistar o reconhecimento da equivalência e assumir as atividades de inspeção e fiscalização da área de bebidas, o Serviço teve o seu programa de trabalho aprovado e foi auditado in loco, visando a verificação das suas instalações, organização, procedimentos administrativos e capacidade técnico-operacional. Os requisitos e demais procedimentos para o reconhecimento da equivalência e adesão ao Sisbi-POV estão estabelecidos pelo Decreto nº 5.741/2006 e pela Portaria MAPA nº 153/2021.
Por ser o primeiro integrante do Sisbi-POV, a transição das atividades será realizada com acompanhamento e colaboração do Mapa.
O SISBI-POV faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem vegetal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Os Estados, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal ao Mapa. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de executar com a mesma eficiência do Ministério.
Para mais informações, o interessado pode acessar o passo a passo do processo aqui.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli