Safra do Brasil deve superar 320 mi t de grãos em 2022/23, aponta Conab
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A safra total de grãos e oleaginosas do Brasil em 2022/23 vai superar 320 milhões de toneladas, marcando um novo recorde, com crescimento próximo de 50 milhões de toneladas na comparação com a temporada anterior, apontou relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira.
O forte aumento se deve a grandes safras de soja e milho, disse a Conab em seu 11º relatório mensal sobre o ciclo 22/23, quando o Brasil aumentou a produção contando com ganhos de 5% na área plantada, chegando a 78,3 milhões de hectares, e elevou em 11,8% a produtividade média, para 4.086 kg/ha.
A colheita total de milho 2022/23 do país foi estimada nesta quinta-feira em cerca de 130 milhões de toneladas, aumento de 2,2 milhões de toneladas na comparação com a previsão de julho.
O avanço refletiu principalmente uma melhor expectativa para a segunda safra de milho, prevista agora em 100,2 milhões de toneladas, versus 98 milhões anteriormente. A safra de inverno do cereal está em colheita.
Em relação à temporada anterior, a produção total de milho do Brasil deve saltar 16,8 milhões de toneladas.
Assim, a Conab também elevou sua previsão para as exportações brasileiras de milho a 50 milhões de toneladas, ante 48 milhões esperadas no relatório de julho.
O Brasil é o maior exportador global de soja e milho.
Para a soja, foram mantidas as previsões da safra 2022/23 em 154,6 milhões de toneladas, com exportações de 95,6 milhões de toneladas.
No caso da oleaginosa, com colheita realizada no primeiro semestre, o aumento de produção é de 29 milhões de toneladas na comparação com o ciclo passado, atingido por uma seca no Sul.
Dentre os produtos de inverno, a semeadura das lavouras foi praticamente finalizada em julho. Principal cultivo deste período, o trigo registra um crescimento na área plantada de 11,2%, chegando a 3,4 milhões de hectares.
Com isso, a produção está estimada em 10,4 milhões de toneladas, volume semelhante ao obtido na safra anterior, quando o país teve um recorde.
No próximo mês, a Conab divulgará o seu 12º levantamento da safra 2022/23, antes de começar a tratar nos próximos relatórios sobre o novo ciclo (2023/24).
(Por Letícia Fucuchima, Ana Mano e Roberto Samora)
0 comentário
IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho