CNA participa do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa, até sexta (25), do XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece em Natal (RN).
Durante a semana, a CNA participa de palestras e reuniões e terá um estande para mostrar suas ações. Participam da programação o presidente da Comissão Nacional de Irrigação, David Schimdt, a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, a consultora da CNA, Priscila Sleutjes, e a assessora técnica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Carla Becker.
A abertura oficial do evento, realizada na noite de segunda (21), teve a presença do presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), José Alvares Vieira.
O XXV Encob, que conta com o apoio da CNA, vai abordar temas ligados aos desafios práticos e políticos de gestão e governança da água diante da necessidade de adaptação frente às mudanças climáticas e eventos extremos para suprir as necessidades humanas, econômicas e ambientas em escalas locais e globais para o desenvolvimento sustentável.
Estande – De acordo com Jordana, o estande da CNA vai apresentar ao público experiências de produtores rurais ações de gestão de água dentro das propriedades rurais e manejo de irrigação para uso eficiente da água.
“O evento tem um público muito diversificado. São pessoas que, muitas vezes, não têm esse conhecimento. Então mostramos como que se dá o processo produtivo do Brasil e a responsabilidade ambiental que o produtor brasileiro tem para preservar os recursos naturais, que são fundamentais para o seu sistema produtivo”, diz Jordana.
Programação – Na segunda (21), a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, participou da Jordana de Capacitação da Agência Nacional das Águas (ANA) com uma palestra sobre “Outorga e caso da Bacia do São Marcos”.
Na terça (22), ela fez parte do debate sobre o tema “Integração da Gestão de Recursos Hídricos com a Gestão Ambiental”. A consultora da CNA, Priscila Sleutjes, também participou neste mesmo dia de uma roda de diálogos para falar sobre a cobrança da água na agricultura.
Na quarta (23), o presidente da Comissão Nacional de Irrigação, David Schimdt, debate segurança alimentar na programação. No mesmo dia, a CNA também fará parte de duas rodas de diálogos, sobre os temas “Resiliência e adaptação a eventos críticos”, com a assessora técnica Jordana Girardello, e “Integração do Setor à Política de Recursos Hídricos”, com a assessora técnica da Faep, Carla Becker.
Na quinta (24), a Comissão Nacional de Irrigação se reúne durante o encontro para discutir questões referentes às bacias hidrográficas, reforma tributária, e a atualização do levantamento dos pivôs centrais no Brasil.
Confira a participação da CNA no XXV Encob e os horários das palestras:
21/08 - Segunda
Estação 3 - Outorga e caso da Bacia do São Marcos
8h30 às 12h
Jordana Girardello
22/08 – Terça
Estação 1 - Integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental
Produtor de água
8h30 às 12h
Jordana Girardello
22/08 – Terça
Roda de Diálogo para falar sobre a cobrança na agricultura no Fórum Paulista
10h30 às 12h
Priscila Sleutjes
22/08 – Quarta
Arena das Águas: Integração do Setor à Política de Recursos Hídricos
16h40 às 16h50
Carla Becker
23/08 – Quarta
Roda de Diálogo: Resiliência e adaptação a eventos críticos
14h15 às 15h45
Jordana Girardello
23/08 – Quarta
Arena das Águas - Segurança Alimentar
16h40 às 16h50
David Schimdt
24/08 – Quinta
Reunião da Comissão Nacional de Irrigação
9h às 12h
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli