Tempestade e enchentes matam pelo menos 150 pessoas na Líbia
![]()
Por Ayman Werfali
BENGHAZI (Reuters) - Uma forte tempestade e inundações devastadoras mataram 150 pessoas na cidade de Derna, no leste da Líbia, nos últimos dois dias, e o número de mortos poderá aumentar para 250, disse o chefe do Crescente Vermelho em Benghazi nesta segunda-feira.
Imagens em redes sociais mostraram pessoas presas nos tetos de seus veículos, uma vez que a tempestade Daniel atingiu as regiões de Benghazi, Sousse, Al Bayda, Al-Marj e Derna, uma cidade no Mediterrâneo a cerca de 250 quilômetros a leste de Benghazi.
"Registramos pelo menos 150 mortes após o desabamento de edifícios. Esperamos que o número de mortos aumente para 250. A situação é muito catastrófica", disse Kais Fhakeri, do Crescente Vermelho, à Reuters.
O número de mortos em outras áreas não estava imediatamente claro.
"Consegui fugir com minha família esta manhã", disse Saleh al-Obaidi, um morador, acrescentando que casas próximas a um vale na cidade haviam desabado. "As pessoas estavam dormindo, acordaram e encontraram suas casas cercadas pela água", disse ele à Reuters.
Fortes enchentes arrastaram veículos, segundo imagens transmitidas pela Almostkbal TV, do leste da Líbia. O canal também divulgou imagens de uma estrada desmoronada entre Sousse e Shahat, onde fica o sítio arqueológico de Cirene, de origem grega e reconhecido pela Unesco.
O parlamento da Líbia, sediado no leste do país, declarou três dias de luto. Abdulhamid al-Dbeibah, primeiro-ministro do governo interino em Trípoli, também declarou três dias de luto em todas as cidades afetadas, classificando-as de "áreas de desastre".
Quatro grandes portos petrolíferos da Líbia, Ras Lanuf, Zueitina, Brega e Es Sidra, foram fechados a partir da noite de sábado por três dias, disseram dois engenheiros de petróleo à Reuters.
As Nações Unidas na Líbia disseram que estavam acompanhando de perto a tempestade e que "fornecerão assistência urgente em apoio aos esforços de resposta em nível local e nacional".
(Reportagem de Ayman Werfali, Ahmed Elumami e Tala Ramadan)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli