Governo de Goiás repassará mais 46 máquinas e equipamentos para municípios goianos
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregará 46 máquinas e equipamentos agrícolas a municípios goianos nesta segunda-feira (27/11). Os bens foram adquiridos com recursos de emendas da Bancada Federal Goiana, repassados pelo Governo Federal por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), e contrapartida do Governo de Goiás. A Seapa realizou as licitações, que resultaram num investimento total de R$ 7,04 milhões, e formalizou os termos de cessão de uso com as 22 prefeituras beneficiárias.
A cerimônia de entrega simbólica de máquinas e equipamentos começará às 14 horas, na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), no Campus Samambaia, em Goiânia. O evento terá a participação dos titulares da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, e da Emater, Rafael Gouveia, bem como de deputados federais, gestores estaduais, prefeitos, vereadores, secretários e outras lideranças municipais.
Os deputados federais que destinaram recursos para aquisição dos bens foram: Elias Vaz, Rubens Otoni, Célio Silveira, Adriano do Baldy, Glaustin da Fokus, José Nelto, Professor Alcides e Magda Molfatto. Eles contemplaram os municípios de Avelinópolis, Catalão, Itapaci, Faina, Cavalcante, Iporá, Itapuranga, Serranópolis, Palestina, Firminópolis, Bonfinópolis, Paranaiguara, Sítio d’Abadia, Turvânia, Hidrolina, Ipameri, Formoso, Pontalina, Rialma, Campinaçu, Ceres e Davinópolis.
Nesta rodada de entregas, a lista de bens a serem cedidos às prefeituras é formada por 22 tratores agrícolas, 13 grades aradoras, duas retroescavadeiras, dois distribuidores de calcário, duas plantadeiras adubadeiras, duas colhedoras de forragens, uma carreta reboque, um caminhão basculante e um caminhão de lixo. Estes 46 itens se somam a outros 951 já entregues pelo Governo de Goiás desde 2019, dentro do projeto Mecaniza Campo. O total de municípios beneficiados chega a 243, com R$ 195,0 milhões em investimentos realizados.
“Esta é uma iniciativa extremamente importante porque permite a renovação da frota de máquinas dos municípios, e com isso as prefeituras têm condições mínimas de intervir na infraestrutura local, fazendo a manutenção de estradas vicinais, por exemplo, e também apoiando atividades da agricultura familiar”, destaca o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. “Vale sempre lembrar que este projeto não seria possível sem a parceria da Bancada Federal Goiana e do Governo Federal. Juntos, estamos levando benefícios a todos os municípios goianos”, acrescenta.
Gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Cláudia Nogueira destaca o compromisso e a transparência da pasta na execução das emendas dos parlamentares goianos, repassadas por meio de convênios com o Governo Federal. “Essa tem sido uma marca do trabalho da Seapa e por isso nossos deputados e senadores continuam direcionando recursos para os projetos”, afirma ela. “Trabalhamos em estreita parceria com a Bancada Goiana e com órgãos federais como Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), MDR (Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional) e Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste)”, cita.
SERVIÇO
Entrega de 46 máquinas e equipamentos para municípios goianos
Data: 27 de novembro de 2023 (segunda-feira)
Horário: 14 horas
Local: Sede da Emater (Rodovia R-2, Quadra Área, Lote AR-3, Campus Samambaia, Goiânia/GO)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli