ENMCOOP em alto mar entra para a história do agro
Principal porto brasileiro em valores de cargas, o Porto de Santos nunca viu uma movimentação como a do dia 21 de novembro, data em que mais de duas mil mulheres do agronegócio, vindas de todas as partes do País, e até do exterior, embarcaram para participar da quarta edição do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop), a primeira em alto mar, até o dia 24 de novembro.
Produtoras rurais, consultoras, profissionais que atuam nas mais diversas funções das cooperativas, advogadas, engenheiras agrônomas, jornalistas e muito mais, embarcaram em uma aventura inédita.
Foto: Grupo Conecta
Durante os três dias de navegação, o luxuoso Transatlântico MSC Precioza, de uma das maiores empresas mundiais de cruzeiros, abriu as portas de seu Teatro principal para as palestras e os painéis organizados pelo Grupo Conecta, com temas sugeridos pelas próprias mulheres, como gestão, sucessão, finanças, superação, tecnologia, superação, saúde da mulher, comunicação e muito mais. O Enmcoop também abriu espaço para eventos paralelos de parceiros, como o desfile Agrofashion, lançamento de jóias, bingo e mágica.
Na cobertura jornalística especial, 40 profissionais da comunicação representando 30 veículos de comunicação. Foram horas e horas de gravação e entrevistas com as participantes, que compartilharam suas vivências e expectativas: “As mulheres são como águas, crescem quando se juntam”, foi o slogan principal do Enmcoop 2023.
No segundo dia, a campeã mundial de basquete, Hortência Marcari, embarcou no navio para a palestra “Lições de uma vida: estratégia, valores e atitude de uma campeã”, que levantou o público. Aos jornalistas, ela compartilhou que nasceu em uma fazenda de café em Minas Gerais, e hoje tem criação de cavalos. “Adoro fazer palestra para o agro, 60% das minhas palestras são para o agro. Eu nasci em uma fazenda de café, aprendi muito com meu pai a lidar com a terra, me identifico muito. E palestrar para mulheres é muito bom, pois sou de um tempo em que era difícil para as mulheres conquistarem seu espaço. O agro para mim é vida, o agro salva vidas. Tudo vem do agro”, compartilhou.
No terceiro dia, o tão esperado lançamento do livro “O Chamado de um Propósito”, da palestrante Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta e Diretora na MPrado Cooperativas. Na obra, ela compartilha Três Chamados que foram cruciais em sua vida e compartilha a importância de cada um de nós conhecer os seus chamados e o seu propósito no mundo. “É verdade que seguir um chamado não é sempre fácil. Pode exigir coragem, perseverança e determinação para superar obstáculos e desafios. No entanto, a sensação de estar alinhado com o propósito do nosso coração nos dá uma força interior que nos impulsiona para frente, mesmo quando as estradas estão difíceis”, diz a autora.
Foto: Grupo Conecta
Para as participantes, uma grande oportunidade de estar em um evento de alto nível em um ambiente totalmente inesperado. O navio MSC Preziosa acomoda quase cinco mil pessoas, tem 18 andares e uma verdadeira estrutura de hotel cinco estrelas, com várias piscinas, restaurantes e atrações especiais. Toda noite, um show diferente, com artistas da Broadway que arrancam aplausos em pé. Certamente foi um evento enriquecedor em conteúdo, networking e experiência de vida.
Para 2024, a agenda de eventos do Grupo Conecta já está confirmada!! Mais informações disponíveis no site www.gpoconecta.com.br.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli