CNA participa de evento de lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta semana do evento de lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), de 25 a 29 de novembro, em Rio Branco (AC).
A iniciativa, que visa desenvolver uma política para destravar as exportações brasileiras, especialmente para produtos compatíveis com a floresta, foi lançada no último sábado (25) e teve a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e de parlamentares e entidades parceiras.
Na cerimônia, o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, falou sobre a importância do projeto Agro.BR, que tem como parceira a ApexBrasil, para promover os negócios de mais de 1.300 pequenos e médios empresários rurais brasileiros no exterior.
“O objetivo do Agro.BR está bem alinhado com o do Exporta Mais Amazônia. Essa parceria é importante no sentido de oferecer oportunidades aos pequenos e médios produtores da região Norte”, afirmou.
A programação do evento inclui painéis de debate, apresentação das Mesas Executivas de Exportação e rodadas de negócio com empresas dos setores de açaí, cacau e chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína e de frango. As rodadas de cacau e chocolate estão sendo organizadas pela CNA.
“Temos 11 empresas inscritas no Agro.BR participando das rodadas para apresentar seus produtos e fechar negócios com 20 compradores internacionais”, disse Rodrigo.
No último dia de agenda, na quarta (29), os importadores participaram de visita técnica a Agroindústria de Chocolate Ligeirinho para conhecer a produção de chocolates. O grupo também viu a produção de cachaças artesanais, caldo de cana e a plantação de milho na propriedade. A consultora do projeto Agro.BR no escritório estadual da região Norte, Giselle Amaral, acompanhou a visita.
"Os compradores internacionais acharam toda a ação muito promissora e tiveram a oportunidade de ver a realidade do produtor rural. Do outro lado, os produtores perceberam que podem ter seus produtos comercializados no comércio exterior. Foi uma experiência muito positiva para eles", disse Giselle.
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