95 municípios já aderiram ao Susaf/PR para ampliar mercado de agroindústrias
Para possibilitar que suas agroindústrias ampliem seus mercados a todas as regiões do Estado, 95 municípios paranaenses já aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). O objetivo do governo estadual é ter, no mínimo, 200 adesões até 2026.
Das cidades que efetivaram a adesão, 54 o fizeram de forma individual, 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop).
“Com a adesão ao Susaf, os municípios podem credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal para comercializarem seus produtos em todo território estadual”, explica o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins. “É um serviço de muita responsabilidade. Cada vez que entregamos um certificado desse é uma alegria muito grande para a Adapar”.
“Queremos destravar os processos de adesão e já estamos fazendo isso, pois podemos ir mais longe e com mais velocidade nestes trâmites”, complementa o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Segundo ele, o importante é o Estado dar condições para que o empreendedorismo aconteça. "O trabalho de inspeção municipal é bom e equivalente ao do Estado. A partir de agora o município pode certificar que uma agroindústria tem boas práticas de produção e atende aos requisitos de qualidade para poder vender sem limites no Paraná", diz Ortigara.
Seguro Rural do Estado garantiu apoio aos produtores de diversas culturas em 2023
SISTEMA – O Susaf foi criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.
Governo comprou mais de R$ 1 bilhão de micro e pequenas empresas em 2023
ADESÃO – Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
ACESSO – Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados. Por meio dos links, a pessoa interessada será encaminhada aos sites dos municípios, onde estão informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli