PPAIS: Secretarias de Agricultura e Educação unem esforços para incentivar a compra de alimentos da agricultura familiar

Publicado em 06/02/2024 15:29
Produtos comprados por meio do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) são destinados à merenda das escolas do Estado.

Estimular a produção agrícola por meio da garantia de compra dos alimentos da agricultura familiar, por meio do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), é uma das metas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O assunto foi amplamente discutido durante uma reunião entre os secretários de Agricultura, Guilherme Piai, e de Educação, Renato Feder, na sede da SEDUC-SP, na segunda-feira (05/01).

Na ocasião, também foi definida uma estratégia para melhorar a qualificação da mão de obra no agronegócio, com apoio da Secretaria de Agricultura e de seus institutos de pesquisa e das escolas que optaram por incluir o ensino agrícola em sua grade curricular.

A reunião teve como objetivo a inclusão mais significativa de produtos da agricultura familiar na merenda das escolas estaduais, de forma a garantir renda aos agricultores de pequenas propriedades e oferecer alimentos saudáveis aos alunos da rede pública do Estado de SP, além do mapeamento das escolas que possuem em sua grade curricular matérias relativas à agricultura para uma aproximação dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócio (APTA), vinculada à SAA-SP.

Vale ressaltar que o PPAIS, segundo dados do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), fechou o ano de 2023 batendo recorde nas regiões Noroeste e Oeste Paulista com a venda de leite e derivados produzidos por agricultores familiares e comercializados para o Governo do Estado. Em 2023, o programa ultrapassou a marca dos R$ 7,6 milhões em comercialização de leite na região e quase R$ 500 mil em queijos. Em função do programa, a comercialização de queijos cresceu 440% em comparação com 2021 e a de leite teve um aumento de 130%.

Além da garantia de compra, os preços pagos pelo programa tendem a ser melhores que os valores pagos no mercado tradicional. “O PPAIS fomenta a comercialização e contribui para a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo, trazendo dignidade ao agricultor e alimentos de qualidade às crianças das escolas do Estado”, ressalta Piai.

PPAIS

O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – PPAIS é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar paulista. O programa existe desde 2011, mas foi a partir desse ano que o Governo desenvolveu uma ação integrada intersecretarial para fomentar a compra dos produtos pelas diversas secretarias, principalmente junto à Secretaria de Educação e a de Assistência Penitenciária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretária Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário