Imea mantém estimativas de safras de soja e milho de Mato Grosso

Publicado em 04/03/2024 17:00

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja de Mato Grosso 2023/24 foi estimada nesta segunda-feira em 38,44 milhões de toneladas, estável ante previsão de fevereiro, mas uma queda de 15,7% na comparação com o ciclo anterior, por conta dos problemas climáticos registrados na temporada, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

"Restando pouco menos de 15% das áreas previstas para finalizar a colheita, o rendimento aguardado para os talhões finais ainda está em aberto, cenário que poderá influenciar positivamente ou negativamente no indicado final de produtividade em Mato Grosso", disse o instituto ligado aos produtores.

Segundo o Imea, historicamente, as últimas áreas a serem colhidas no Estado apresentam redução na produtividade, devido ao menor investimento dos produtores, à baixa fertilidade dos talhões e áreas mais arenosas.

"No entanto, nesta temporada os maiores rendimentos são aguardados para essas áreas, visto que não foram impactadas com a extrema seca registrada no Estado...", afirmou.

No caso do milho, que está sendo plantado, o Imea também manteve a previsão de safra de Mato Grosso em 43,28 milhões de toneladas, o que significaria uma queda de 17,58% ante 22/23.

"É importante ressaltar que as condições climáticas serão fatores decisivos para o desenvolvimento da safra e da produtividade final da temporada, e que esse número poderá ser revisado no decorrer do desenvolvimento da cultura até o final da colheita."

Já a safra de algodão foi estimada em 2,42 milhões de toneladas (pluma), queda de 0,33% ante previsão de fevereiro e alta de 4% versus o ciclo anterior.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário