Mercosul assina primeiro acordo com Ásia: Singapura está entre os cinco países importadores de proteína brasileira

Publicado em 05/03/2024 18:35 e atualizado em 06/03/2024 07:49
FPA quer acelerar a ratificação do acordo no Congresso para abertura de exportações

De olho na potência do agro brasileiro, o Chefe de Missão e Encarregado de Negócios da Embaixada de Singapura, Desmond NG participou, nesta terça-feira (5), da reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para falar sobre a necessidade de garantir agilidade na análise da ratificação do Acordo entre Mercosul e Singapura, assinado no dia 08/12/2023, na Cúpula Mercosul ocorrida no Rio de Janeiro.

O país asiático produz menos de 10% dos alimentos que consomem e pouca área agricultável. Desmond NG destacou que é o primeiro acordo de livre comércio do Mercosul com um país asiático em mais de 10 anos. “Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a Ásia, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos,” disse durante a reunião.

Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, ressaltou que a entrada no mercado de Singapura é estratégica para o Brasil. “A bancada está comprometida em acelerar a ratificação do acordo no Congresso Nacional para que o agro brasileiro seja um dos primeiros a abrir oportunidades no mercado asiático.”

Para que o acordo tenha validade a ratificação pode ser aprovada de forma bilateral, ou seja, os parlamentos do Brasil e de Singapura podem ratificar, sem depender dos demais países do bloco. “Gostaria de encorajar fortemente a FPA para dar o seu apoio na ratificação e garantir que o acordo possa valer ainda neste ano.”

O acordo passar por tradução juramentada neste momento e deve chegar ao Congresso Nacional do Brasil no segundo semestre deste ano.

Singapura, Brasil e Mercosul

O Acordo Mercosul e Singapura impulsiona o desenvolvimento econômico, reduz tarifas, incentiva investimentos, promove o empreendedorismo e facilita o desenvolvimento sustentável.

Confira os cinco principais pontos da relação entre Singapura, Brasil e Mercosul:

  1.  Aumento do comércio: eliminar barreiras comerciais, oferecer taxas preferenciais e proporcionar clareza aos investidores;
  2.  Simplificação aduaneira: Importação de 25% dos produtos e garantia de condições justas para contratos governamentais;
  3.  Apoio a pequenas e médias empresas: promoção de um ambiente propício para o crescimento econômico;
  4.  Facilitação do comércio digital: Fortalecer a economia digital e os acordos online, com ênfase em comércio eletrônico, autenticação   eletrônica e redução do uso de papel;
  5.  Promoção da economia digital: explorar oportunidades na economia digital, garantindo condições de mercado claras.

Infraestrutura

Ex-presidente da FPA, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) enfatizou que Singapura representa uma porta de entrada estratégica no mercado asiático para o agronegócio brasileiro. O parlamentar lembrou que o acordo permite que o Brasil participe de blocos de comércio importantes com foco na ampliação de mercados e negócios.

“Precisamos possibilitar que esta oportunidade alcance os pequenos produtores também. Para isso, precisamos, principalmente, de uma estratégia de armazenamento da produção para redistribuir, inclusive, para outros países”.

O representante da Embaixada de Singapura assegurou que o país possui a estrutura necessária para auxiliar as empresas brasileiras interessadas em exportar, destacando a capacidade de armazenamento e distribuição, inclusive compartilhada. Ele mencionou ainda que o país possui uma usina de armazenagem compartilhada do tamanho de dez campos de futebol.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário