Mapa marca presença na 13ª Conferência Ministerial da OMC

Publicado em 06/03/2024 10:56
Conferência reuniu delegações de 166 países para debater sobre o comércio internacional

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) marcou presença na 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), na última semana, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A conferência reuniu delegações de 166 países para debater sobre o comércio internacional, com ênfase na agricultura.

A delegação do Mapa, liderada pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Julio Ramos, e integrada por Guilherme Antônio da Costa Júnior, chefe de Gabinete da SCRI, Rafael Mafra, adido agrícola, e Celso Teixeira, analista de comércio exterior, participou de reuniões com países como Austrália, Estados Unidos, Canadá e União Europeia, além de grupos de discussão com o Grupo de Cairns (países exportadores de produtos agrícolas), países latino-americanos e com o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA). O objetivo foi discutir o “Acordo sobre a Agricultura” e buscar soluções que protegessem os interesses nacionais.

Durante a Conferência, o Brasil estreitou laços com parceiros estratégicos e evitou a adoção de regras que prejudicariam a agropecuária nacional no futuro, como a possibilidade de outros países exportarem produtos subsidiados ou elevação repentina de tarifas sem justificativa.

“Nossa participação na OMC reforça o compromisso do país com a busca de soluções conjuntas para os desafios globais, em um esforço para promover um acesso mais amplo a alimentos a preços acessíveis, fomentar a produção sustentável e garantir a equidade no comércio mundial”, destacou o secretário-adjunto.

A participação do governo brasileiro na OMC foi chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e integrada por servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário