Ibovespa fecha em queda com recuo de Vale e receios sobre Petrobras

Publicado em 11/03/2024 17:34 e atualizado em 11/03/2024 18:49
Em Wall Street, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, terminou com variação negativa de 0,11%

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, enfraquecido principalmente pelo declínio de mais de 3% das ações da Vale, acompanhando o tombo dos preços do minério de ferro no exterior, enquanto Petrobras continuou no radar, com investidores ainda avaliando os riscos envolvendo a estatal após decisão da companhia sobre dividendos extraordinários.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,75%, a 126.123,56 pontos. Na máxima do dia, chegou a 127.067,97 pontos. Na mínima, a 126.065,16 pontos. O volume financeiro somou 25,6 bilhões de reais.

Na visão do CEO da Box Asset Management, Fabrício Gonçalvez, o desempenho da bolsa brasileira neste começo de semana reflete uma atmosfera de cautela e ajustes, com agentes financeiros também no aguardo de dados de inflação nos Estados Unidos. Na terça-feira, está previsto o índice de preços ao consumidor de fevereiro. Na quarta-feira, é a vez do índice ao produtor.

Gonçalvez também chamou a atenção para a expectativa em torno de reunião do CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como mais um componente influenciando os negócios, mas ressaltou, contudo, que o Ibovespa registrou "movimentos mais contidos e dentro de um ´range´ de preços relevante".

Em Wall Street, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, terminou com variação negativa de 0,11% antes dos dados de inflação ao consumidor, que podem ajudar a dar novas pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve, principalmente o início dos cortes de juros na maior economia do mundo.

DESTAQUES

- VALE ON caiu 3,11%, a 63,96 reais, contaminada pelo declínio dos futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações do dia com recuo de 5,41%. A mineradora também divulgou no final da sexta-feira que o presidente Eduardo Bartolomeo manterá seu cargo até o final de dezembro deste ano. No setor, CSN MINERAÇÃO cedeu 2,86%.

- PETROBRAS PN recuou 1,30%, a 35,65 reais, fracassando em confirmar a tentativa de recuperação registrada em parte da sessão, quando chegou a subir a 37,74 reais. Investidores continuaram avaliando os potenciais riscos após decisão da estatal sobre dividendos extraordinários, e não ajudou o presidente Lula afirmar que a Petrobras não tem de pensar apenas nos seus acionistas, defendendo que recursos destinados a dividendos sejam transformados em investimentos. Antes da divulgação das declarações de Lula em entrevista ao SBT, o CEO da estatal, Jean Paul Prates, disse que a proposta feita pela diretoria para distribuir 50% dos volumes possíveis de dividendos extraordinários referentes a 2023 ainda está na mesa e poderia ser aprovada em assembleia de acionistas prevista para abril. Prates, Lula e o ministro Fernando Haddad ainda estavam reunidos em Brasília quando a bolsa fechou.

- 3R PETROLEUM ON avançou 2,94%, a 29,09 reais, e PETRORECONCAVO ON subiu 1,50%, a 21,69 reais, ainda beneficiando-se das avaliações sobre Petrobras. PRIO ON, que também divulgou balanço na sexta-feira à noite, assim como relatório de reservas, encerrou com variação positiva de 0,45%, a 44,90 reais.

- BRASKEM PNA registrou elevação de 1,49%, a 20,45 reais, experimentando alguma recuperação após perder quase 8% na semana passada. Na terça-feira, a pauta da CPI da Braskem, sobre as questões relacionadas ao afundamento de solo em bairros de Maceió, inclui o depoimento do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa.

- ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 0,50%, a 34,27 reais, e BRADESCO PN subiu 0,58%, a 13,92 reais, enquanto BANCO DO BRASIL ON cedeu 1,00%, a 57,23 reais, afetado pelo aumento de preocupações envolvendo estatais após decisão da Petrobras sobre dividendos.

- IRB(RE) ON cedeu 5,05%, a 40,64 reais, refletindo ajustes, após avançar mais de 10% na semana anterior.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Edição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário