BrasilAgro anuncia arrendamento de área de cana em SP, busca maior diversificação

Publicado em 15/03/2024 12:20

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A BrasilAgro anunciou nesta sexta-feira um arrendamento que acrescentará pouco mais de 7 mil hectares ao portfólio de terras para produzir cana-de-açúcar, em um movimento de diversificação da receita, atualmente mais focada em áreas de grãos e oleaginosas.

A fazenda, localizada em Brotas (SP), permitirá que a companhia entre para o mercado de produção de açúcar, ao fornecer cana para uma empresa que produz também o adoçante, além do etanol.

Antes, o fornecimento da matéria-prima era voltado para usinas que produziam apenas etanol, detalhou o CFO da BrasilAgro, Gustavo Javier Lopez, a jornalistas.

Isso era um limitador para a BrasilAgro trabalhar com "hedge", por exemplo, disse o executivo, considerando as características do mercado de etanol. Algo que agora será mais fácil, já que o açúcar é uma commodity global.

"Com esta operação em São Paulo, seremos remunerados por um mix de etanol e açúcar, o que nos dará mais segurança e previsibilidade. O açúcar é uma commodity global, menos volátil que o etanol", explicou o CEO da BrasilAgro, André Guillaumon, em nota.

"Teremos a oportunidade de realizar hedge do açúcar ou do preço do ATR, o que nos protege frente às oscilações de mercado."

A cana cultivada na área arrendada será destinada a uma usina que atua na produção de açúcar e etanol. Mas a empresa não revelou o nome do cliente nem valores das negociações.

O arrendamento ainda coloca a BrasilAgro no mercado de São Paulo, o maior produtor brasileiro de cana e derivados. Antes, a companhia fornecia cana apenas para empresas em Mato Grosso e Maranhão.

No último ano, a empresa colheu 2 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 79,07 toneladas por hectare. 

A área plantada da companhia foi de 172.459 hectares na safra 2023/24, de acordo com dados da empresa, que plantou soja em mais de 70 mil hectares, milho em mais de 15 mil hectares e algodão em mais de 7 mil hectares.

Segundo a empresa, a posse da fazenda ocorrerá de maneira escalonada. Serão 5.060 hectares arrendados em 2024, e o restante até 2029.

Atualmente, a BrasilAgro produz alimentos fibras e bioenergia em cinco Estados brasileiros, além do Paraguai e da Bolívia.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário