CLI vê alta de mais de 15% nos embarques em 2024 por Santos, açúcar e grãos impulsionam

Publicado em 18/03/2024 12:56 e atualizado em 18/03/2024 13:29

Logotipo Reuters

 

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - Após bater um recorde de movimentação mensal em fevereiro, um mês mais curto que o normal, o terminal da CLI no porto de Santos segue em ritmo forte e projeta encerrar o ano com crescimento de mais de 15% nos embarques combinados de açúcar e grãos, disse o diretor operacional Luis Neves à Reuters.

Esse crescimento ante o ano passado, que pode resultar em embarques de cerca de 16 milhões de toneladas em 2024, deve se dar principalmente por conta da maior exportação de açúcar, o carro-chefe da CLI no terminal em Santos que responde por cerca de um terço de toda a exportação brasileira do adoçante.

A quebra da safra de soja do Brasil pode resultar em uma demanda para elevação de grãos levemente menor do que o previsto, mas ainda assim a projeção é de crescimento de 1 milhão de toneladas na comparação com o ano passado.

Se houver algum "soluço" momentâneo com grãos, nada que o açúcar não possa compensar, comentou Neves em entrevista à Reuters, no cais santista, enquanto um navio com mais de 60 mil toneladas de capacidade era carregado com a oleaginosa antes de zarpar com destino à Índia.

"Este ano a gente está vislumbrando que o açúcar possa ter mais demanda do que o inicialmente previsto. E talvez a soja possa ter um pouquinho menos de demanda por elevação do que o previsto. Quando acontece esse tipo de movimento, a gente ajusta a programação no terminal, direcionando mais capacidade para açúcar do que para grãos, e vice-versa", afirmou ele.

A exportação de açúcar pelo terminal da CLI, o maior para embarques do adoçante do Brasil, com 40% do "share" no porto de Santos, deve passar de 8,1 milhões de toneladas em 2023 para algo entre 9,3 milhões a 9,5 milhões de toneladas, com a companhia de olho em novo recorde na produção na safra de cana 2024/25 do centro-sul, disse Neves.

De grãos, a expectativa é elevar embarques de 5,5 milhões para 6,5 milhões de toneladas.

Com dois berços de atracação, geralmente um para açúcar e outro para grãos, a CLI consegue ter essa flexibilidade, o que "ajuda muito" a trabalhar a plena capacidade durante todo o ano, enquanto recebe até 75% dos produtos via ferrovia, tendo a Rumo como sócia no terminal com 20% de participação no empreendimento.

Em fevereiro, o açúcar respondeu por 900 mil toneladas das 1,3 milhão de toneladas embarcadas, um recorde.

"O açúcar está melhor que no ano passado... o mês de fevereiro é um mês mais curto, e teve um número muito significativo. Nós crescemos 10% versus o recorde histórico anterior", disse o executivo operacional da CLI Sul, que responde pelo porto de Santos.

INVESTIMENTOS

A CLI, controlada conjuntamente pela Macquarie Asset Management e pela empresa de private equity IG4, atua ainda no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no porto de Itaqui. Mas em Santos a sua movimentação de commodities agrícolas é quatro vezes maior.

Neves avalia que, em um ano de quebra de safra e preços mais baixos -- ainda que a produção de soja deva ser a segunda maior do Brasil --, contar com um terminal eficiente, com descarga ferroviária, é uma grande vantagem comparativa. Assim como o fato de poder operar com commodities diferentes, como açúcar e grãos, o que permite ajustes.

"O nosso mercado é muito antecipado. Então praticamente a enorme maioria da capacidade é comercializada em antecipação. Toda a capacidade que a gente tem para 2024, planejada, ela foi praticamente toda ela já comercializada em 2023", destacou.

A CLI planeja investir 600 milhões de reais em seu terminal do porto de Santos, o que deverá permitir aumento da capacidade de movimentação do terminal entre 2 milhões a 2,5 milhões de toneladas por ano.

As obras efetivas da ampliação devem começar no primeiro semestre de 2025.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário