Fávaro diz que governo irá prorrogar determinados contratos de produtores rurais com vencimento neste ano de 2024

Publicado em 19/03/2024 15:13 e atualizado em 20/03/2024 07:38
Anúncio foi feito durante abertura do Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT), nesta segunda-feira (18); Notícias Agrícolas busca mais detalhes da medida junto ao Mapa

Logotipo Notícias Agrícolas

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira (18), durante abertura do Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT), que o governo deve prorrogar determinados contratos de produtores rurais de soja, milho, pecuária bovina e de leite, com vencimento neste ano de 2024, mas sem dar detalhes adicionais da medida. A decisão acompanha cenário complicado no campo relatado por diversos agricultores.

"Os investimentos que vencem no ano de 2024 serão prorrogados de acordo com os contratos, talvez deixando para últimas [parcelas] se tiverem dois ou três anos para vencer ou parcelados durante os vencimentos das parcelas vincendas", disse Fávaro. Ele complementou que a determinação veio diretamente do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A medida, que não teve detalhes adicionais divulgados e nem prazo para formalização, vem em um momento em que os produtores rurais de diversas regiões do país enfrentam cenário complicado no campo diante das adversidades climáticas neste ciclo produtivo e baixos preços de comercialização. "Temos plena consciência das dificuldades de clima, de preços e endividamento nos nossos produtores", complementou o ministro.

Na semana passada, Lucas Beber, presidente da Aprosoja-MT, reforçou o cenário complicado que produtores de grãos têm enfrentado nesta safra 2023/24 do Brasil e pediu celeridade do governo em medidas de apoio. "A crise pode se aprofundar ainda mais se o governo continuar na falácia e não entrar em ação", disse. O Notícias Agrícolas apurou que uma entidade que representa um importante setor agrícola do país tem reunião agendada com Fávaro amanhã (20), em Brasília (DF).

Leia mais:

+ "Crise pode se aprofundar ainda mais se o governo continuar na falácia e não entrar em ação", afirma presidente da Aprosoja MT

"Vamos também criar uma normatização para que os custeios dos bancos públicos cumpram as normativas do crédito rural e sejam todos prorrogados de acordo com a necessidade de cada produtor brasileiro e, também, enfrentar com responsabilidade a banalização das recuperações judiciais. Não significa que não é um instrumento importante, mas precisa ter critérios e critérios muito sérios", completou.

Leia mais:

+ Recuperação judicial: Pedidos de produtores rurais disparam mais de 6 vezes em 1 ano, revela Serasa Experian

A medida proposta pelo governo ainda precisará ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O Notícias Agrícolas procurou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para saber detalhes adicionais do anúncio de Fávaro e quando as medidas deverão entrar em vigor, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Também participou da abertura da feira  o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, que disse recentemente em entrevista ao portal que o governo federal trabalha em uma linha de crédito com até US$ 2 bi para apoiar produtores.

Leia mais:

+ Neri Geller aponta para linha de crédito com até US$ 2 bi para apoiar produtores e recursos do ProAgro para potencializar Seguro Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jhonatassimiao
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

    Parabéns pela atitude...está precisando e muito,espero que seja para todos

    3
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Então tem que desce do palanque e fazer o decreto...já tem prestação vencendo...

      1