Rumo à sustentabilidade energética: PATEN promete transformar a matriz brasileira

Publicado em 20/03/2024 12:09
Com relatoria da deputada Marussa Boldrin, texto-base foi aprovado na Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (19), o texto-base do Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN). O Projeto de Lei 5174/2023 fomenta o financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável, especialmente relacionados à infraestrutura e inovação tecnológica. Da mesma forma, prioriza projetos relacionados ao desenvolvimento de combustíveis renováveis, expansão de energia solar, eólica e de biomassa, além da substituição de matrizes energéticas renováveis ​​por fontes renováveis.

De autoria do deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e relatoria da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), também integrante da bancada, o Programa alinha o Brasil com as iniciativas globais de transição energética, promovendo projetos sustentáveis ​​e investimento em tecnologias verdes.

Para a relatora, o PATEN é um projeto que, além de modernizar a economia sustentável do Brasil, irá impulsionar a pesquisa e irá colocar o Brasil como protagonista na matéria. “Vamos impulsionar a pesquisa e a criação de fontes de energia renováveis e acelerar a transição daqueles que ainda têm fonte de energia poluidora para fontes renováveis”, concluiu Marussa.

Para o autor do projeto, Arnaldo Jardim, o texto contribui positivamente para o setor produtivo.

“Viabilizar o uso de tais recursos é essencial para fomentar investimentos produtivos em áreas estratégicas. Não há país desenvolvido que tenha uma matriz energética mais rentável que o Brasil. O projeto irá contribuir sobremaneira para o agro brasileiro”, afirmou Jardim. 

O projeto é considerado pela bancada como um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país e estava inserido na chamada “pauta verde”. Nesta quarta-feira (20), existe a possibilidade dos destaques do texto serem votados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário